Recentemente, a Trend Radar — multinacional de entregas DHL — publicou um relatório com seus insights sobre as tendências que estarão tomando conta do mercado de logística ainda este ano.
A empresa afirma com convicção: tudo ficará mais inteligente, sustentável e centrado no consumidor.
Eis as 11 tendências que constam no relatório:
- Fresh Chain — Destaque para crescimento das compras online e entrega de produtos perecíveis, como frutas e vegetais, que deve crescer em taxas 10x maiores do que a venda em lojas físicas.
- Smart Home — Utilização cada vez maior dessa tecnologia, como os falantes inteligentes Alexa (da Amazon) e Google Home por empresas que queiram estreitar seu relacionamento com os clientes para automatizar entregas e reposição de produtos.
- Servicização — Cada vez mais empresas priorizando a venda de serviços e soluções. Com o Big Data, o valor da logística estará cada vez menos na entrega do produto e mais na análise de dados do comportamento do consumidor.
- Marketplaces de Logística — A necessidade de serviços de logística flexíveis, transparentes e fáceis de adaptar tem criado plataformas de leilão digitais que unem demanda e oferta desses serviços. São sites que centralizam o mercado e dão visibilidade quanto a custos de serviços de diferentes transportadoras e trazem soluções para cada necessidade.
- Logística omnicanal — A expansão do varejo online requer que os provedores de logística mantenham uma visão integrada de todos os canais de clientes e estoque, além de ter entrega dinâmica, opções de fulfillment e interações transparentes de serviço ao cliente.
- Economia compartilhada — Tudo, de vagas de carro a máquinas industriais, pode agora ser compartilhado por meio de plataformas digitais. Provedores de logística podem participar dessas redes e atingir novos níveis de eficiência e criação de valor.
- Impressão 3D — A manufatura 3D terá grande impacto na logística de indústrias por permitir maior personalização, menos lixo e manufatura local. Algumas empresas podem até parar com a fabricação tradicional, mas a maioria vai combinar as manufaturas digital e analógica. Provedores de logística podem organizar redes híbridas complexas e utilizar estúdios de impressão 3D a fim de oferecer novos produtos logísticos.
- Inteligência artificial — A IA vai aumentar a expertise humana por meio de sistemas que vão gerar insights de big data. Na logística, a IA deverá permitir a automação do back office, operações preditivas e novos modelos de experiência do usuário.
- Realidade Aumentada — Borrando os limites entre os mundos físico e digital, a RA proporciona novas perspectivas em relação a planejamento logístico, execução e transporte. Adicionando camadas virtuais de informação contextual, a RA permite que funcionários tenham acesso a informação correta na hora certa.
- Sensores de baixo custo — Tecnologias criadas para o mercado consumidor como wearables, smartphones e consoles de videogame permitem aplicações fantásticas na logística. Sensores de baixo custo podem transformar tarefas complicadas, como controle de qualidade, redimensionamento e visualização.
- 5G — A nova tecnologia da rede celular dará origem a uma nova classe de aparelhos e aplicações de IoT tanto para o consumidor quanto para a indústria. Na logística, essa rede pode localizar veículos e produtos.
Fonte : Logistics Trend Radar 2018/19