No Mercado Livre, IA faz parte dos processos há mais de 12 anos e crescerá exponencialmente

No primeiro dia do Fórum E-Commerce Brasil 2023, Sebastian Barrios, VP de Tecnologia do Mercado Livre, subiu ao palco do Auditório de Tecnologia para explicar como e por que a empresa requer muita tecnologia. “Todas as soluções precisam ser desenvolvidas para a escalabilidade, o que significa que precisam ser capazes de suportar uma grande quantidade de tráfego e de usuários”, iniciou.

Em 2010, segundo ele, a empresa tomou a decisão de quebrar sua arquitetura monolítica em microsserviços. Isso foi uma mudança significativa, uma vez que permitiu à empresa crescer sua equipe de forma exponencial. Para ter uma noção dessa mudança, hoje, o Mercado Livre tem mais de 15 mil pessoas dedicadas exclusivamente à tecnologia.

A estrutura monolítica é um tipo de arquitetura de software em que todos os componentes do sistema estão interligados. Isso pode ser vantajoso para sistemas pequenos e simples, mas pode se tornar um problema para sistemas grandes e complexos. Afinal, se um componente da arquitetura monolítica falhar, todo o sistema pode ser afetado.

Transição do Mercado Livre para os microsserviços

Os microsserviços são uma abordagem diferente para o desenvolvimento de software. Em um sistema de microsserviços, segundo o executivo, o sistema é dividido em pequenos componentes independentes. Isso torna mais fácil desenvolver, testar e escalar o sistema.

“A decisão do Mercado Livre de quebrar sua arquitetura monolítica em microsserviços foi uma decisão acertada. Isso permitiu que a empresa crescesse sua equipe de forma exponencial e se tornasse uma das empresas líderes em tecnologia na América Latina”, disse.

Um problema básico da inteligência artificial (IA) é a criação de categorias. Por exemplo, não é possível dividir pessoas por categorias, pois cada um é um indivíduo único. Uma das técnicas para resolver esse problema, de acordo com Barrios, foram as regras neurológicas e o aprendizado profundo (deep learning). O aprendizado profundo converteu as redes neurológicas em algo possível de ser processado, o que os outros sistemas não são capazes.

IA no Mercado Livre

O Mercado Livre utiliza IA há cerca de 12 anos. Hoje, a IA é usada em todos os aspectos da empresa, desde o anúncio de produtos até a otimização de estoque. A IA também é usada para analisar a reputação de vendedores e compradores, e para oferecer crédito.

Como a IA é usada no Mercado Livre

A IA é usada no Mercado Livre para:

– Classificar produtos em categorias;

– Moderar textos para impedir conteúdos ofensivos;

– Detectar produtos falsos;

– Aumentar a produtividade dos centros de distribuição;

– Gerar conteúdo personalizado para os clientes;

– Ajudar os desenvolvedores a programar mais rápido.

O futuro da IA no Mercado Livre

Para o Mercado Livre acredita, a IA terá um impacto cada vez maior na vida das pessoas. Por isso, a empresa está comprometida em usar a IA para melhorar a experiência dos clientes, assim como para aperfeiçoar a eficiência da empresa como um todo.

“Todos os desenvolvedores do mercado livre têm um assistente digital que os ajudam a programar mais rápido, aumentando a velocidade e aumentando o valor aos usuários”, garantiu Barrios. Como já mencionado, a companhia espera otimizar a efetividade com o uso da IA, assim como reduzir o trabalho repetitivo. “Não vamos contratar menos pessoas por conta disso, muito pelo contrário. Teremos cada vez mais pessoas nessa área para melhorar a vida do nosso consumidor final”, concluiu.

Download

Deixe um comentário