Não é uma novidade que no Brasil as vendas pela internet continuam crescendo. Mesmo após a pandemia, a evolução dos canais de vendas continua conquistando o consumidor. De acordo com uma análise feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce irá atingir R$ 185,7 bilhões só em 2023.
Mas, você conhece quais são os fatores que influenciam na decisão de compra do cliente no ambiente digital? Então, vamos te apresentar 5 fatores que chamam atenção do usuário quando procura um produto na internet.
1. Frete grátis
O frete grátis é um grande diferencial de uma compra online. Segundo uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), 74% dos consumidores afirmaram que o “frete grátis” influencia na hora de decidir a compra. Por isso, programe-se para oferecer esse benefício pelo menos uma vez no ano.
2. Avaliação do produto
Se tem uma coisa que consumidor digital procura é informações sobre produto e quando ele vê avaliação do produto isso se torna um critério importante na hora de fechar a compra. Dessa forma, disponibilize no site a opção de avaliar o produto, o importante é oferecer para o consumidor a oportunidade de dar sua opinião. E, claro, incentive os clientes a comentar no espaço.
3. Busca eficiente
Quando o cliente entra na página do e-commerce e utiliza o campo de busca e não encontra o produto que deseja ou que as sugestões oferecidas não estão alinhadas com o produto que está procurando, isso gera uma grande frustração para o cliente. Imagine que o consumidor procure por ‘vestido vermelho’ e o resultado da busca é ‘bolsa vermelha’, isso faz com que o usuário saia do site e procure outras lojas virtuais. Dessa forma, para evitar esse problema, o lojista precisa verificar se o campo de busca do e-commerce está funcionando normalmente para que assim a conversão de vendas aconteça.
4. Navegação intuitiva
A página de um e-commerce precisa ser bem planejada. Além de um layout atrativo, sua navegabilidade precisa ajudar nas vendas e na percepção da qualidade do produto ou serviço. Com o crescimento do uso dos aparelhos móveis, o site precisa ser responsivo para suportar qualquer tipo de acesso, seja pelos computadores ou pelos celulares.
5. Formas de pagamento
Se tem alguma coisa que influencia na decisão de compra é a forma de pagamento. De acordo com um estudo feito pela CyberSource Corp, as lojas virtuais que oferecem mais de 4 métodos de pagamento tem uma taxa de conversão de vendas de mais 12% em relação às que oferecem uma opção. Por isso, é importante disponibilizar diversos meios de pagamento, como: Pix, cartão de crédito e débito, boleto, carteiras digitais e muito mais.
Agora, imaginou encontrar uma plataforma de e-commerce que oferece todos esses pontos citados no texto? Isso existe, a Linx Commerce é a solução ideal para você que está começando a digitalizar o seu negócio ou para aqueles que estão querendo melhorar o desempenho do seu comércio eletrônico. Se ficou interessado, entre em contato com nosso time e veja como podemos impulsionar o seu negócio digital.
‘https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/decisao-compra-cliente-internet-linx