70% das organizações já exploram IA generativa, diz Gartner

Gartner revela que maioria dos executivos estão explorando a IA generativa em suas organizações, enquanto o restante já está em modo piloto.

Todos nós presenciamos agora um daqueles momentos da história em que a tecnologia traça novos rumos na sociedade, organizações e governos.  De forma radical, a introdução da IA generativa em nossas vidas vem gradativamente modificando a forma como nos relacionamos com pessoas, empresas, produtos, serviços e também a maneira como organizamos nossa produção de trabalho.

Para as organizações, está tecnologia está redefinindo suas estratégias, estruturas organizacionais e, sobretudo, o relacionamento com seus clientes através do autoatendimento. Isso tem levado líderes de todos os setores a olharem com mais atenção para oo potencial das IAs generativas e como elas podem impactar seus negócios no médio longo prazo.

Uma pesquisa do Gartner, com mais de 2.500 líderes executivos, comprava esse impacto. Segundo o Gartner, 45% dos líderes pesquisados relataram, por exemplo, que a publicidade do ChatGPT os levou a aumentar os investimentos em inteligência artificial (IA).

O documento informa que 70% dos executivos disseram que sua organização está em modo de “investigação e exploração” com IA generativa, enquanto 19% estão em “modo piloto ou de produção”.

“O frenesi generativo da IA ​​não mostra sinais de diminuir”, afirma Frances Karamouzis , analista do Gartner. “As organizações estão se esforçando para determinar quanto dinheiro investir em soluções de IA generativa, quais produtos valem o investimento, quando começar e como mitigar os riscos que acompanham essa tecnologia emergente”, avalia Karamouzis.

Benefícios da IA ​​generativa superam os riscos

A pesquisa descobriu que 68% dos executivos acreditam que os benefícios da IA ​​generativa superam os riscos. No entanto, as organizações provavelmente encontrarão uma série de desafios sobre segurança, privacidade e ética quando começarem a desenvolver e implantar IA generativa, segundo Karamouzis. “O entusiasmo inicial por uma nova tecnologia pode dar lugar a uma análise mais rigorosa dos riscos e desafios de implementação”, avalia o analista do Gartner.

Foco em investimentos em IA generativa

Segundo o Gartner, atualmente estas são as áreas em exploração pelas empresas sobre aplicação de IA generativa:

  • Customer Experience (CX) e Retenção – 38%
  • Crescimento de receita – 26%
  • Otimização de custos – 17%
  • Continuidade de negócios – 7%

( Porcentagem de entrevistados.  0% a 50% – Fonte Gartner).

Negócios autônomos: a próxima grande fase da mudança tecnológica

Conforme as organizações começam a experimentar a IA generativa, muitas estão experimentando melhorias com conteúdos de mídia e geração de códigos. Embora esses esforços possam ser um forte valor inicial, segundo o Garter, a IA generativa tem um grande potencial para oferecer suporte a soluções que aprimoram e executam processos de negócios e TI de forma autônoma.

A consultoria avalia que os líderes que utilizarem IA generativa para impulsionar a transformação por meio de novos produtos e modelos de negócios encontrarão grandes oportunidades de crescimento de receita. “Os negócios autônomos , a próxima grande fase da mudança tecnológica, podem mitigar o impacto da inflação , escassez de talentos e até crises econômicas”, conclui Karamouzis.

‘https://www.consumidormoderno.com.br/2023/08/23/ia-generativa-gartner/?utm_campaign=cm_news_230823&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Download

Deixe um comentário