78% dos brasileiros confiam mais em robôs do que em seu gerente, aponta pesquisa

Pesquisa global da Oracle destaca como a AI está mudando o relacionamento entre pessoas e tecnologia.

As pessoas confiam mais em robôs do que em seus gerentes, de acordo com o segundo estudo anual AI at Work (Inteligência Artificial no Trabalho), realizado pela Oracle e a Future Workplace, empresa de pesquisas para RHDe acordo com o relatório, 78% das pessoas no Brasil confiariam mais em um robô do que em seu gerente.

Estamos acima da média mundial (64%), sendo Índia (89%) e China (88%) os países com os maiores índices de trabalhadores que confiam mais na tecnologia. Feita em 10 países com mais de 8 milempregados e líderes de RH, sendo que, no Brasil, foram ouvidos 450 profissionais, sendo 150 funcionários e 300 líderes de RH.

Além disso, 38% dos brasileiros acham que os robôs substituirão os gerentes no futuro. No mundo, 82% das pessoas pensam que os robôs podem fazer as coisas melhor do que seus gerentes, já que a AI é melhor em fornecer informações imparciais (26%), manter horários de trabalho (34%), resolver problemas (29%) e gerenciar um orçamento (26%).

No entanto, as pessoas ainda acreditam na liderança para criar laços. Quando perguntados sobre o que os gerentes podem fazer melhor do que os robôs, os trabalhadores disseram que as três principais tarefas eram entender seus sentimentos (45%), treiná-los (33%) e criar uma cultura de trabalho (29%).

No Brasil, o estudo revelou que a tecnologia está cada vez mais presente e tem sido acolhida com otimismo, contrariando a ideia do medo de como a AI afetará os empregos. Por aqui, 72% estão entusiasmados com ela em comparação com 43% globalmente.

Entre as mudanças, a pesquisa já aponta que 84% das empresas no Brasil procuram empregar pessoas com habilidades de AI, enquanto os brasileiros são mais dispostos a abrir mão da privacidade pelos seusbenefícios – 68% estão “às vezes dispostos” ou “sempre dispostos”.

Fonte : ipnews

Deixe um comentário