Segundo o Walmart, operação será ainda mais barata para empresa. Frete especial estará disponível para 75% dos norte-americanos sem a necessidade de participação em programa de fidelidade.
Logo após a Amazon anunciar que faria entregas em um dia para os membros de seu programa de fidelidade, o Walmart começa a entregar os produtos de seu e-commerce em 24 horas. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (14) por Marc Lore, CEO do Walmart eCommerce nos Estados Unidos.
A principal diferença em relação ao programa da Amazon é que qualquer consumidor tem acesso à entrega grátis em um dia. Na Amazon, é necessário ser um membro Prime e pagar US$ 12,99 por mês para ter o benefício. No Walmart, a condição para ter um produto com frete grátis e rápido é que o valor da compra seja acima de US$ 35.
Segundo Lore, as entregas em um dia devem estar disponíveis para 75% dos norte-americanos ainda em 2019. Cerca de 220 mil produtos são elegíveis para a entrega rápida. O Walmart ainda vai incluir mais itens nessa lista. Phoenix e Las Vegas serão as primeiras cidades a receber a novidade.
Operação mais barata
Oferecer frete grátis com apenas um dia de prazo para entrega vai sair mais barato para o Walmart do que quando o consumidor paga pelo frete com um prazo maior de envio. Parece loucura, mas é o que garante Marc Lore: “a nossa nova entrega NextDay (como foi batizado o programa) não é excelente apenas para os clientes, mas também faz sentido para os negócios. Ao contrário do que você imagina, nos custará menos entregar os pedidos no dia seguinte”, explicou o executivo em um post no blog da empresa.
O que permite que a operação seja mais barata é a capilaridade que o Walmart construiu ao longo dos anos. Os itens elegíveis para entrega no próximo dia vêm de um único centro de distribuição, que fica próximo do cliente. Ou seja, a disponibilidade de produtos para o frete rápido depende da localização do cliente e do sortimento do centro de distribuição mais próximo a ele.
Ao contrário dos pedidos de itens que precisam ser deslocados entre cidades ou estados, um pedido enviado em apenas uma viagem atinge um nível de eficiência maior, diminuindo os custos da operação. “Podemos oferecer opções de envio rápidas porque construímos uma rede de distribuição estrategicamente localizada nos EUA”, diz Lore.
Para que essa operação fosse possível, o Walmart precisou mapear os hábitos de compra dos consumidores por região para garantir que os produtos estejam nos locais certos, onde são mais comprados.
Fonte: portal no varejo