Aproveitar o poder da Big Data para gerir uma frota

Para as empresas, de forma particular, a Big Data apresenta inúmeras oportunidades. O volume de dados disponíveis tem vindo a crescer, oferecendo aos empreendedores de todos os setores de atividade novos indicadores que podem ser utilizados para maximizar a eficiência e a contenção de custos.

O mundo em que vivemos está a mudar de forma drástica e constante. Novas tecnologias como a Inteligência Artificial (IA), a Internet das Coisas (IoT) ou a análise de dados estão a transformar a forma como as organizações gerem os seus negócios, o modo como se relacionam com os seus clientes e gerem o aumento dos seus níveis de produtividade para gerar lucro.

Não existe prova mais evidente da iminência daquilo que já se apelida de 4ª Revolução Industrial, do que o crescimento do número de dispositivos conectados. Estima-se que mais de 20.4 mil milhões de dispositivos conectados sejam instalados em todo o mundo até 2020, e 100 mil milhões até 2030. Estes números terão naturalmente consequências para todos nós.

Para as empresas, de forma particular, a Big Data apresenta inúmeras oportunidades. O volume de dados disponíveis tem vindo a crescer, oferecendo aos empreendedores de todos os setores de atividade novos indicadores que podem ser utilizados para maximizar a eficiência e a contenção de custos. No entanto, e mais importante, o benefício do poder dos dados proporciona também às empresas uma capacidade disruptiva nas suas indústrias, logo uma vantagem competitiva face aos concorrentes na entrada na era digital.

Para aqueles que se querem posicionar na vanguarda da transformação, a chave para desbloquear o poder da Big Data passa por, não só, mas sobretudo, contar com uma equipa talentosa, uma administração arrojada e aceder às ferramentas e tecnologias certas para utilizar de forma produtiva os dados recolhidos.

As empresas que incorporarem estes elementos fundamentais na sua estratégia conseguirão tirar proveito do facto de terem a capacidade de identificar, prever e superar futuros desafios para a empresa.

No entanto, e apesar de todas estas oportunidades apresentadas por esta nova era, muitas organizações ainda precisam de explorar o potencial da Big Data para apoiar o seu crescimento e desenvolvimento. A forma como as empresas se relacionam com os seus clientes acabou por tornar evidente que os gestores ainda necessitam de superar algumas barreiras associadas à adoção de estratégias que impulsionem a utilização destes recursos de forma eficaz.

Este cenário tornou-se particularmente evidente no caso das empresas que possuem uma frota automóvel.

Fonte: sapo.pt

Download

Deixe um comentário