Mais de 500 robôs elétricos sem motorista, apelidados de Xiaomanlv, fazem entregas em campi universitários
Os robôs autônomos desenvolvidos pelo Alibaba Group ultrapassaram a marca de 10 milhões de encomendas em 31 de março, de acordo com o último relatório de ganhos da empresa. Mais de 500 robôs elétricos sem motorista, apelidados de Xiaomanlv, fazem entregas desde setembro de 2020 em campi universitários em toda a China.
Os dispositivos, equipados com tecnologia do Autonomous Driving Lab do instituto de tecnologia e ciência do Alibaba DAMO Academy, podem transportar cerca de 50 pacotes por vez e percorrer 100 quilômetros com uma única carga.
“A maior vantagem que os robôs autônomos têm é sua confiabilidade. Sua vantagem de custo entrará em jogo quando atingirem economia de escala”, disse Hu Changqing, que liderou a equipe de operação da Xiaomanlv em Cainiao, a rede de logística do Alibaba.
A empresa supervisionou a implantação dos robôs em mais de 200 universidades chinesas, onde entregam encomendas enviadas pelo sistema de correio Cainiao Post.
Última milha
A entrega de última milha, como a feita pelos robôs do Alibaba, é atualmente um dos maiores desafios das empresas de logística no mundo todo.
Segundo pesquisa da Euromonitor International, elas representam até 28% do custo total do envio. Mais de 60% dos compradores mudariam de plataforma de comércio eletrônico para evitar o pagamento de taxas extras de entrega, informou a consultoria Atos.
Assim, a crescente demanda dos clientes por entregas rápidas e baratas está impulsionando a automação no setor de logística. Mas a implantação de robôs requer um investimento inicial e os operadores devem considerar os custos de fabricação e teste.
Antes de o modelo Xiaomanlv iniciar o serviço em uma nova área, a Cainiao precisa mapear o local para garantir que o robô possa navegar pela rota. Para obter economias de escala, o Alibaba pilotou os robôs em campi universitários com estações de correios Cainiao movimentadas que recebem mais de 4 mil pacotes todos os dias.
Quando a pandemia levou à interrupção da logística durante os recentes bloqueios em Xangai, mais de 20 Xiaomanlv foram usados para entregar mais de 600 mil mercadorias para moradores que estavam em lockdown em abril e maio, mostram os dados mais recentes.
A expectativa do Alibaba é implantar 1.000 Xiaomanlv em cerca de 500 campi escolares até o final do ano. Em breve, as pessoas poderão até usar os robôs para entregar mercadorias que vão de comida a remédios, segundo Hu Changqing.
Fonte : https://mercadoeconsumo.com.br/2022/06/03/robos-do-alibaba-ultrapassam-a-marca-de-10-milhoes-de-entregas-na-china/