Black Friday: Ferramentas indispensáveis para impulsionar o seu e-commerce

Você sabia que há uma infinidade de ferramentas que podem te ajudar na hora de impulsionar o seu e-commerce? Por isso, separamos algumas ferramentas indispensáveis para te ajudar na Black Friday, e depois dela também.

Se você tem uma loja virtual há algum tempo, sabe como pode ser difícil cuidar de tudo sozinho, não é mesmo? Por isso, preparamos esse conteúdo especialmente para você que quer vender mais na Black Friday, mas ainda não sabe exatamente como fazer tudo isso a tempo.

Com algumas ferramentas certas e um pouco de planejamento, você vai conseguir vender muito mais na Black Friday deste ano. Mas vale lembrar também que, quanto mais cedo você começar o planejamento, mais fácil vai ser para ter tudo pronto a tempo.

Ferramentas para te ajudar na Black Friday (e depois dela)
São muitas as ferramentas que podem te ajudar na Black Friday e também bem depois dela. Com as ferramentas certas, você garante muito mais praticidade e facilidade na hora de vender online.

Mesmo que você tenha uma equipe de colaboradores, nós sabemos que nem sempre é fácil organizar o tempo. Por isso, preparamos uma lista com várias ferramentas que podem ser bastante úteis para você e para a sua empresa.

Dessa forma, você vai poder utilizar o seu tempo disponível para vender mais, aumentando os lucros da sua loja virtual.

Trello
Se você tem uma equipe de colaboradores trabalhando em um sistema de home office, sabe o quanto pode ser difícil na hora de controlar as tarefas. O Trello é uma ferramenta que pode ajudar muito na hora de agilizar o trabalho e aumentar a produtividade da sua equipe.

Com o Trello, você consegue gerenciar, supervisionar e criar relatórios dos projetos, bem como controlar as tarefas dos colaboradores. Ou seja, são ferramentas que ajudam muito na hora de manter sua equipe ciente de todas as tarefas que precisam ser feitas, além de facilitar na comunicação com eles.

Na ferramenta, é possível criar listas e cartões, que serão atribuídos para a pessoa ou para o time responsável pela tarefa. Dessa forma, a equipe a quem foi atribuído o cartão terá acesso a:
* anexos;
* comentários;
* checklists;
* prazos para a entrega, entre outros.
Para isso, basta fazer o cadastro e informar todos os dados necessários. Depois, é só convidar as pessoas da equipe para cada uma das tarefas. Com o Trello, sua equipe e o líder de cada equipe conseguem ficar por dentro de todos os processos e etapas do projeto ou da tarefa.

E isso vai ajudar muito na hora de otimizar e garantir uma melhor utilização do tempo disponível, aumentando a produtividade da sua equipe.

Ebit
Você sabia que a opinião dos seus clientes sobre a sua empresa é fundamental, tanto pelo relacionamento com esses clientes quanto para criar estratégias mais eficientes? E o Ebit é uma ferramenta que pode te ajudar muito a ficar de olho no que os seus clientes acham da sua empresa por meio de pesquisas.

O Ebit fornece dados sobre a satisfação dos seus clientes após uma compra, que sua empresa pode utilizar para a criação de novas estratégias. Isso porque a satisfação do cliente e a experiência de compra são dados muito importantes que podem ser usados para melhorar ainda mais o modo como a sua loja trabalha.

Por isso, o Ebit é uma ótima ferramenta que pode te ajudar na hora de responder perguntas como:

O cliente encontrou todos os dados que precisava para efetuar a compra sem problemas?
Meus clientes estão satisfeitos com os meus produtos?
Qual a opinião dos clientes a respeito dos prazos de entrega, bem como das embalagens e do sistema de logística?
O atendimento antes e depois da venda foi satisfatório?
Ou seja, é uma ferramenta indispensável se você quer entender mais sobre o que seus consumidores acham sobre a sua marca. E além disso, é uma ferramenta muito importante para criar estratégias com base em dados concretos.

Canva
O design é sempre uma questão que gera dores de cabeça, principalmente em lojas que ainda não têm uma equipe de design. Por isso, se esse é o seu caso, o Canva pode ser um aliado indispensável para impulsionar o seu e-commerce.

O Canva é uma plataforma de design bem simples e intuitiva, que garante que você crie designs praticamente profissionais sem precisar gastar muito tempo. Para isso, basta usar algum dos modelos disponíveis e editar da forma que for mais conveniente e que agrade mais o seu gosto.

Além disso, o grande diferencial do Canva é que você consegue obter resultados satisfatórios, tudo na palma da sua mão. Para isso, basta baixar o aplicativo e começar a criar.

Mas se você ainda prefere usar o computador, não é um problema, basta usar a versão para web. E a grande vantagem é que você ainda tem a opção de fazer os projetos em equipe – basta usar a opção de compartilhar.

O Canva ainda conta com uma versão premium, que garante acesso a um maior número de modelos e tipos de personalização para os seus designs. Por isso, se você não tem conhecimento suficiente para investir em uma plataforma como o Photoshop, o Canva pode ser uma ótima opção para a sua empresa.

Clipchamp
Você sabe o quão importante é criar vídeos dos seus produtos para os seus clientes, não é mesmo? Por isso, o Clipchamp pode ser um aliado muito importante para te ajudar na criação de vídeos para a sua empresa.

O Clipchamp é um editor de vídeos online com uma interface intuitiva e simples, garantindo mais praticidade na hora de criar vídeos para a sua empresa. Você pode criar vídeos para o YouTube da sua empresa ou até mesmo fazer clipes para postar nos Instagram e outras redes sociais da sua marca.

Com o Clipchamp, você consegue criar vídeos profissionais sem precisar gastar muito tempo e ainda garante mais visibilidade para as suas redes sociais. Além disso, o ClipChamp conta com um conversor de vídeo, garantindo mais praticidade na hora de converter as suas criações para outros formatos.

Gerador de link para WhatsApp
Outra ferramenta indispensável para impulsionar o seu e-commerce antes e depois da Black Friday é usar um gerador de links para o WhatsApp. Com esses geradores, você cria um link que direciona os clientes para uma conversa com o WhatsApp da sua empresa.

Esse tipo de gerador está disponível em vários portais, e garantem que os seus clientes iniciem uma conversa com o seu setor de atendimento de uma forma mais rápida. Para isso, basta adicionar o número que você quer colocar para ser direcionado, bem como uma mensagem padrão.

Dessa forma, quando o link for aberto, aparecerá uma janela de conversa com a mensagem que você padronizou. Ou seja, sempre que um possível cliente quiser entrar em contato com a sua empresa, não precisará salvar o seu número primeiro.

É uma ferramenta muito importante que ajuda a garantir mais praticidade e conforto para os seus clientes, já que muitas pessoas desistem de uma compra ao não conseguir tirar dúvidas primeiro.

Por isso, uma boa opção é disponibilizar esse link em todos os lugares que for possível, garantindo um acesso mais fácil e prático para os seus clientes.

Bit.ly
Outra ferramenta que pode te ajudar muito com o seu e-commerce é o Bit.ly, que permite a personalização de URLs. Além disso, o Bit.ly encurta os links HTTP, garantindo mais praticidade na hora de compartilhar os links da sua empresa.

Porém, é preciso fazer o encurtamento dos links de forma consciente. Isso porque links encurtados e que não possuem informações suficientes podem ser tratados como links suspeitos pelos seus clientes.

Por isso, se for necessário encurtar os links, você pode usar também a personalização, renomeando o link com informações importantes para o seu cliente. Além disso, o Bit.ly pode te ajudar também a ter uma estatística geral sobre os acessos nos links personalizados ou encurtados.

Dessa forma, você consegue ter dados sobre quais dos links tiveram mais acesso e começar a criar estratégias para encurtar outros links usando o mesmo padrão.

Linktree
Como estamos falando sobre links, o Linktree não poderia ficar de fora, já que é uma ferramenta que pode te ajudar muito a deixar todos os seus links em um único lugar. Se você usa Instagram para a sua empresa, sabe que poder colocar apenas um link na bio pode ser um tanto quanto limitante, não é mesmo?

Por isso, uma solução é utilizar um link com todos os seus dados no Linktree. Isso porque, como o próprio nome já mostra, o Linktree cria uma “árvore” com todos os seus endereços na web, seja da sua loja virtual ou das suas redes sociais.

Para isso, basta preencher todos os dados e os links para tudo que você quiser: página no Facebook, Instagram, Twitter, loja virtual e muito mais. Depois, é só usar o link do Linktree e colocar onde você quiser que seus clientes o encontrem.

Além disso, o Linktree conta com uma versão premium, na qual você pode fazer análise dos seus links, bem como o rankeamento deles. Dessa forma, é possível entender melhor sobre quais links seus clientes mais acessaram, o que pode te ajudar a escolher a melhor rede social de acordo com o seu público.

MailChimp
O marketing digital é essencial para toda empresa, seja durante a Black Friday ou não. Por isso, o MailChimp pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a impulsionar a sua loja virtual.

Com o MailChimp, você consegue criar e-mails marketing do zero, usando uma interface intuitiva e bem simples. Além disso, você pode utilizar algum dos modelos que a plataforma oferece e ir editando até chegar ao resultado esperado.

Mas o grande diferencial do MailChimp é que a ferramenta permite o disparo automático de e-mails marketing para até dois mil usuários cadastrados. E isso apenas usando a versão gratuita da ferramenta.

Dessa forma, você pode criar ótimos e-mails marketing para os seus clientes e garantir a atenção deles para as suas promoções de Black Friday.

Jivo Chat
O atendimento com o cliente é sempre uma ótima opção de garantir uma melhor experiência, principalmente antes de uma compra. Porém, nem sempre é possível contar com uma equipe de atendimento que fique o tempo todo online, não é mesmo?

Por isso, o Jivo Chat pode ser uma ótima opção para você que ainda não tem um chatbot para fazer o primeiro atendimento ao seu cliente. Dessa forma, você garante um contato automatizado com o seu cliente em um primeiro momento, garantindo um atendimento para questões mais simples.

Ou seja, você pode otimizar questões como informações sobre determinado produto e serviço, rastreamento de encomendas, entre muitas outras funções. Mas o mais importante de ter um chatbot na sua empresa é poder prestar atendimento para o seu cliente 24 horas por dia.

Com isso, caso seja um problema que apenas uma pessoa pode resolver, sua equipe pode entrar em contato com o cliente em questão assim que estiver disponível.

Google Analytics
Outra ferramenta que pode te ajudar muito a impulsionar a sua loja virtual é o Google Analytics. A ferramenta do Google disponibiliza uma série de dados muito importantes para a sua loja virtual, como:

localização dos acessos no seu site;
quantidade de visualizações que seu site teve em determinado período;
idade e gênero das pessoas que acessaram o seu site, bem como as preferências pessoais de cada uma.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/black-friday-ferramentas-indispensaveis-para-impulsionar-o-seu-e-commerce

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