Na Black Friday 64% dos consumidores acreditam que a propaganda é a chave na decisão de compra

A Mercado Ads, unidade de negócios de publicidade do Mercado Livre, realizou um estudo sobre o impacto que a publicidade tem para os consumidores, principalmente durante a Black Friday. A pesquisa mostra que 64% dos consumidores acreditam que a publicidade e descontos de produtos e marcas é chave na decisão de compra. E para a BF deste ano, as expectativas do Mercado Livre são grandes: 80% dos consumidores afirmam que irão comprar online.

O estudo também aponta que moda e tecnologia são as categorias com maior busca para a Black Friday 2022, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. As categorias de eletrodomésticos e beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada.

Além disso, a pesquisa aponta que 80% dos entrevistados afirmam que comprarão online na Black Friday 2022. Esse número mostra a força do e-commerce para uma das principais datas para o comércio no país. De acordo com a Goldman Sachs, o varejo eletrônico já responde por 14% da penetração no Brasil e esse número deve chegar a 19% em 2024.

O levantamento das intenções de compra para a Black Friday deste ano mostra que, entre as categorias mais buscadas, as preferências por idades são:

Moda – 18 a 29 anos
Tecnologia – 30 a 44 anos
Eletrodomésticos – 30 a 65 anos
Beleza e cuidado pessoal – 18 a 29 anos
De acordo com um estudo do Mercado Livre, 25% dos compradores da plataforma são da Geração Z, que compreende os nascidos entre, aproximadamente, 1995 e 2010.

Comparação com 2021
Cerca de 70% dos brasileiros compraram na Black Friday de 2021. Destes, 82% declararam ter comprado produtos online. Na ocasião, o Mercado Livre registrou um crescimento de 11% nos pedidos, em comparação com 2020. Com relação à preparação para as compras, um em cada dois consumidores começaram a pesquisar os produtos com mais de um mês de antecedência.

Em 2021, as categorias que apresentaram maior crescimento em buscas, na semana que antecedeu a data em comparação às três semanas anteriores, foram:

Alimentos e bebidas
Eletrodomésticos
Celulares e telefones
Casa, móveis e decoração
Eletrônicos, áudio e vídeo
Calçados, roupas e bolsas
Beleza e cuidado pessoal
Games
A pesquisa também mostra as preferências dos consumidores e indica que, em 2021, priorizaram o frete grátis, seguido de disponibilidade de produtos, disponibilidade de marcas, facilidade de comparar produtos e compra segura.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-consumidores-apublicidade-decisao

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