O impacto da Copa do Mundo na Black Friday

A maior diferença da Copa do Mundo de 2022 em relação às edições anteriores do evento é o fato de ocorrer durante o período mais movimentado do calendário de marketing. Os profissionais de marketing estão ansiosos para alcançar espectadores engajados durante esse período lotado, e o público da Copa do Mundo se encaixa perfeitamente. A Copa do Mundo oferece uma escala incrível em um período de quatro semanas para que os clientes mais focados no funil superior sejam atraídos pelo apelo de alcance de massa do evento.

Coincidentemente, o momento da Copa do Mundo cobre perfeitamente a temporada de compras da Black Friday e da Cyber Monday. E o Natal vem logo após a Copa do Mundo deste ano.

É hora da Copa do Mundo! Seu marketing está pronto?

Mas o que isso significa para as marcas de varejo?
O varejo é um dos principais setores de crescimento dos gastos a uma taxa de 11% em 2022 (Dentsu Global Ad Spend). O setor é impulsionado por vários fatores, incluindo o crescimento significativo do comércio eletrônico pós-pandemia, a entrada de novos players e a introdução de plataformas de varejo emergentes.

Como vendedor de e-commerce, você não deve perder essa oportunidade de interagir com os fãs de futebol, construir conexões com a marca, e aumentar suas vendas de fim de ano. Mas isso também pode ser um desafio ao adicionar o evento da Copa do Mundo ao seu movimentado plano de marketing.

Por um lado, a Copa do Mundo pode ser uma distração que tira um grande número de compradores do circuito. Por outro, pode ser uma oportunidade de direcionar suas campanhas e ofertas para aproveitar um público cativo.

Independentemente do produto que você comercializa online, é claro que a Copa do Mundo terá algum impacto na comercialização dos seus produtos na Black Friday.

Como se não houvesse o suficiente para planejar quando se trata das negociações do quarto trimestre de 2022, os varejistas também precisam levar em consideração as ideias de marketing da Copa do Mundo para suas agitadas agendas do “trimestre dourado”.

Seja criativo para competir
Não há dúvida de que a Black Friday está crescendo em importância para os compradores brasileiros a cada ano, com muitos pesquisando ativamente online as melhores ofertas. Para competir com grandes players como Amazon e Magalu, que tradicionalmente capturam uma grande parte desse tráfego, os varejistas terão que ser inventivos.

Estar presente nos buscadores e se conectar com os fãs
A Copa do Mundo do Catar 2022 é a primeira a ser realizada no Oriente Médio. A curiosidade das pessoas é particularmente alta para a Copa do Mundo deste ano. Assim, para os vendedores de e-commerce, seus produtos e marcas precisam aparecer no momento certo nos resultados de busca.

Planejando e agendando o marketing da Copa do Mundo
Este ano, planejar e programar sua atividade de marketing da Copa do Mundo com bastante antecedência será mais crucial do que nunca para se encaixar em eventos sazonais de vendas e oportunidades de marketing conflitantes.

Uma coisa é certa: na próxima Copa do Mundo de Futebol, o marketing digital será ainda mais prevalente em relação à última edição na Rússia em 2018. As marcas estão reconhecendo o poder do digital, e realmente se apoiando, além de adotarem o social como um componente-chave desse megaevento.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-impacto-da-copa-do-mundo-na-black-friday

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