PMEs esperam faturar a 50% da receita anual com calendário inédito de varejo

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas estimadas apenas para a Copa do Mundo estão estimadas em R$ 1,48 bilhão. Neste caso, trata-se de um valor 7,9% acima do registrado na competição de 2018 (R$ 1,37 bilhões).

E, de acordo com o estudo Holiday Season, encomendado pela Meta e realizado pela Toluna em agosto de 2022, os consumidores terão preferências bastante específicas nessa reta final do ano.

Enquanto o evento esportivo, o Natal e o ano-novo podem ter mais buscas por vestuário e alimentação, Black Friday e Cyber Monday tendem a ser melhores para eletrônicos.

Brasileiros irão comemorar
Dos mil brasileiros entrevistados, 83% planejam alguma comemoração nessa grande temporada e 65% pretendem antecipar as compras natalinas. Identificar esse cenário permite que os empreendedores também se planejem com antecedência.

Em julho, a mesma pesquisadora realizou uma entrevista com pequenos e médios empreendimentos. Nela, 29% das empresas brasileiras disseram esperam faturar mais da metade da receita anual no último trimestre do ano. Para a executiva, 2022 traz um ambiente ainda mais positivo, porque é o primeiro desde o início da pandemia com abertura total do comércio físico e canal online mais sofisticado. “Estamos com muito otimismo.”

Momento desafiador, mas promissor
Nesse levantamento, 50% das PMEs tiveram vendas maiores nos 30 dias anteriores do que no mesmo período do ano passado. Por outro lado, a pandemia impactou os negócios: 20% tiveram de reduzir a força de trabalho nos seis meses anteriores e, no mesmo período, 57% dizem ter aumentado os preços dos produtos e serviços em mais de 20%.

Carolina diz que, embora o panorama seja desafiador, as pequenas empresas conseguiram mais eficiência de gerar demanda, elevar receita e girar a economia. Para atravessar esse momento, vale otimizar o orçamento, usar as ferramentas de análise das plataformas para entender onde o dinheiro dá mais retorno e fazer testes.

Outra boa notícia para as PMEs chegou hoje pela manhã pelo IODE-PMEs (Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs). Afinal, o estudo mostrou crescimento de 1,1% em setembro de 2022 nas atividades financeiras das PMEs, na comparação com o mesmo mês de 2021.

Investimento em redes
O estudo Holiday Season sugere que investir nas redes sociais para vender é uma importante estratégia. Afinal, 64% dos brasileiros afirmam que já encomendaram produtos e serviços pelo WhatsApp e 60% já compraram após ver um anúncio personalizado no Facebook ou no Instagram. As plataformas também ajudaram os consumidores a encontrar e decidir por uma compra.

Além de ser o mais assertivo possível com a audiência que deseja alcançar, o empreendedor pode investir em formatos que vêm crescendo, como vídeos em reels e stories.

Carolina reforça a abordagem eficiente das mensagens de texto. “Hoje, temos empresas em que o serviço ocorre 100% no WhatsApp, desde a descoberta do produto, a conversa prévia até a venda e pós-venda. Ter comunicação direta é crítico”.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/pmes-esperam-faturar-50-da-receita-anual

Download

Deixe um comentário