As 5 principais tendências do e-commerce da China a serem observadas em 2023

Um dos maiores mercados de comércio eletrônico do mundo em vendas, a China é um ótimo exemplo a ser seguido quando se fala em tendências. Em 2022, o varejo chinês foi dominado por consumidores inovadores, apaixonados e aventureiros — e, ao que tudo indica, esse será o comportamento que ditará as vendas para 2023!

Para entender a força da China quando o assunto é tendência no e-commerce, aproximadamente 1 bilhão de consumidores locais compraram em canais digitais no país em 2022. Como comparativo, isso representa 45,3% de todas as vendas no varejo online, de acordo com a pesquisa da Insider Intelligence.

O que será tendência para o e-commerce de acordo com a China?
Entre as categorias, esportes ao ar livre e cuidados com animais de estimação na China cresceram além das comunidades de nicho. Simultaneamente, influenciadores virtuais e o metaverso mostraram potencial para cumprir sua promessa de transformar o varejo online.

Além disso, o crescente poder de compra dos consumidores da Geração Z sustentou o crescimento em todas essas áreas, impulsionando a ascensão de brinquedos colecionáveis ​​a bebidas não alcoólicas.

O ritmo acelerado das mudanças na China significa que ficar a par das tendências é crucial para qualquer marca e varejista se destacar no mercado de comércio eletrônico do país.

Baseado em insights do ecossistema do Alibaba Group e em informações de especialistas e empreendedores de comércio eletrônico, o levantamento a seguir identifica as cinco principais tendências emergentes do e-commerce que podem ganhar força em 2023.

Esportes ao ar livre
Em 2022, entusiastas chineses aproveitaram as atividades ao ar livre, como pistas de esqui e acampamentos.

Isso porque as restrições de viagens e as Olimpíadas de Inverno em Pequim levaram os jovens consumidores às atividades, alimentando um boom de esportes de inverno.

Neste caso, as vendas de equipamentos para esportes de inverno aumentaram 300% no e-commerce do Alibaba Tmall entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, incluindo um salto de 180% em equipamentos de esqui. As vendas de equipamentos para atividades ao ar livre e camping no Tmall dobraram em março em comparação com o mesmo período do ano passado.

Atividades que constroem conexões sociais estão em alta. Os jogadores de discos de frisbie na China cresceram para cerca de 500 mil em 2021 — este número era de apenas 100 em 2008.

No último festival de compras do meio do ano em junho, conhecido como 6.18, mais de uma dúzia de marcas internacionais de esportes ao ar livre afirmaram começar a vender na China com a ajuda da Tmall Global. Entre elas, destaque para as empresas americanas Carver e Santa Cruz, fabricantes de skates e acessórios do gênero.

Este ano, o país espera que as marcas dupliquem no mercado da China e se digitalizem para atender aos entusiastas dos esportes ao ar livre.

Pets cada vez mais mimados
Assim como no restante do mundo, a posse de animais de estimação está mudando na China. Reforçando que os consumidores tratam seus companheiros peludos como crianças pequenas, investindo, inclusive, em roupas sob medida e dispositivos tecnológicos.

As marcas de alimentos para animais de estimação no Tmall registraram um crescimento de três dígitos ano a ano em seu valor bruto de merchandising (GMV). Esse parâmetro foi medido durante o primeiro período de checkout do 11.11 Global Shopping Festival , também conhecido como Double 11, em novembro.

Tecnologia e alimentos top de linha para pets
Os consumidores mais jovens na China também estão investindo em algumas curiosidades para os seu pets. Isso inclui dispositivos digitais (como tigelas inteligentes que rastreiam os hábitos alimentares dos animais de estimação) e robôs de companhia. No último caso, fazem companhia aos animais quando seus donos estão ausentes.

E, claro, os consumidores chineses estão alimentando seus bebês de pele apenas com o melhor. A marca de alimentos para animais de estimação Instinct, com sede em Missouri, está aproveitando essa onda e dobrou seus negócios na China nos últimos três anos.

Em 2023, a China espera que novas marcas ofereçam serviços e produtos para alimentar a fome de conhecimento dos donos de animais de estimação. Para os especialistas, a Royal Canin, marca francesa de alimentos para animais de estimação, será uma das referências às empresas do segmento. Lembrando que a fabricante oferece aos consumidores consultas individuais virtuais com especialistas em animais.

Novidades do metaverso
O metaverso se expandiu em 2022 e as empresas de moda exploraram seu potencial — de colecionáveis ​​digitais a serviços virtuais de experimentação.

Dentro do ecossistema do Alibaba, essa tecnologia já é uma realidade. Isso porque permite aos consumidores explorarem marcas por meio de experiências semelhantes a jogos. Além disso, o usuário pode navegar por showrooms digitais em avatares personalizados, experimentar roupas e comprar tokens colecionáveis, por exemplo.

Os colecionáveis ​​digitais, aliás, surgiram em 2022 como uma tecnologia indispensável para as marcas construírem uma comunidade de seguidores no metaverso e na vida real.

Desde o final de 2021, quase duas dezenas de marcas de luxo lançaram 37 coleções digitais no Tmall Luxury Pavilion do Alibaba, e milhares de consumidores as compraram.

De acordo com uma previsão do Gartner, até 2026, um quarto dos consumidores passará pelo menos uma hora por dia no metaverso para trabalho, compras, educação, social ou entretenimento.

Consumidores da Geração Z
Os compradores da Geração Z, nascidos entre 1996 e 2010, representam cerca de 15% da população da China em 2021. Apesar do baixo volume, essa classe exerce uma influência enorme nas tendências de consumo.

Como um dos grupos de consumidores que mais cresce nas plataformas de comércio eletrônico da China, os zoomers representaram quase dois terços dos consumidores no Tmall Global em 2022 e mais de 17% no Tmall Luxury Pavilion.

Seu poder de compra está aumentando. Em 2022, o número total de presentes de luxo comprados por consumidores nascidos após 1995 ultrapassou os nascidos após 1985 pela primeira vez no Tmall Luxury Pavilion.

Os varejistas estão usando o braço de desenvolvimento de produtos do Alibaba, o Tmall Innovation Center, para acelerar o lançamento de produtos para a Geração Z que deseja comprar “produtos em trânsito”.

A Geração Z também está causando furor por trás dos brinquedos colecionáveis ​​na China. Eles se reúnem para mostrar as últimas novidades e trocar dicas sobre tendências, atraindo até mesmo investidores proeminentes, como a empresa de capital de risco Sequoia China.

Influenciadores virtuais vieram para ficar
Em 2022, as criações digitais alimentadas por IA ganharam status de celebridade ao desfilarem em passarelas virtuais. Vale lembrar que tais criações também foram projetadas nos palcos de competições de dança, assim como realizaram sessões de transmissão ao vivo.

As marcas chinesas usaram esses ídolos virtuais para criar seus perfis e acumular seguidores entre os consumidores nativos digitais do país. Por aqui, a Lu, do Magalu, está entre as principais celebridades do país.

Os influenciadores virtuais se tornarão mais comuns no próximo ano, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado Forrester. Ele prevê que um quinto das marcas B2C na China usará ídolos digitais para melhorar as experiências de compra dos consumidores em 2023.

“Você pode ter vários ídolos virtuais, um esportivo, um sério, um elegante e um artístico para tentar atrair diferentes públicos-alvo”, disse Mark Tanner, fundador da agência China Skinny, com sede em Xangai.

Os avanços tecnológicos aumentaram o engajamento ao permitir que influenciadores virtuais apareçam em transmissões ao vivo ao lado de pessoas reais.

O ídolo masculino virtual do Alibaba, Noah, apareceu em uma transmissão ao vivo da marca pela casa de moda americana Tommy Hilfiger em setembro. Como resultado, a marca quase quadruplicou o valor bruto diário de venda de mercadorias em comparação com um dia normal.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/as-5-principais-tendencias-do-e-commerce-da-china-a-serem-observadas-em-2023

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