Turbulência na Americanas pode abrir espaço para outras gigantes, acredita especialista

A crise vivida pela Americanas nos últimos dias acendeu um alerta para Guilherme Motta, gestor da Studio Investimentos, sobre o mercado de e-commerce no Brasil. As dificuldades vivídas pela gigante varejista pode, na visão do executivo, representar uma ampliação da concorrência. Neste caso, a equação pode ser composta por uma postura mais agressiva da Amazon.

Ao Money Times, Motta citou que uma das principais consequências pode ser, de fato, uma maior concorrência para ocupar o espaço de destaque da Americanas.

Dessa forma, apontar a Amazon como possível competidora desta fatia do e-commerce e varejo brasileiro não é fantasia. No entanto, acredita-se que a capilaridade do projeto no país ainda seja um obstáculo para o maior destaque.

Outras empresas que podem se envolver na disputa pelos holofotes, conforme visão do gesto, são Mercado Livre e Magazine Luiza.

Cenário da crise
Motta citou em sua entrevista que sua empresa via uma postura ineficiente por parte da companhia em crise com os fornecedores. “A Americanas amassava o fornecedor com o maior prazo possível e tinha uma postura muito agressiva de capital de giro. A gente achava que isso gerava uma ineficiência”, disse.

Em seguida, falando do paralelo concorrente, o executivo reforça que o recorte de desenvolvimento do Mercado Livre, por exemplo, se deve também a esse tipo de atitude da Americanas.

“O crescimento do Mercado Livre vem na esteira de uma empresa que servia mal clientes, atendia mal fornecedores e tinha um ambiente de vendas negativo”, complementa.

Por fim, o gestor acredita que os próximos passos da Americanas serão dados conforme a vontade de acionistas de referência de quererem salvá-la.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/americanas-espaco-outras-gigantes-e-commerce

Download

Deixe um comentário