Kangu, plataforma de fretes do Mercado Livre, completa 5 anos de revolução em logística

O ano era 2014, e três veteranos da logística brasileira com experiência em grandes empresas do mercado se uniram para montar a própria consultoria em logística.

Ricardo Araújo, Marcelo Guarnieri e Celso Queiroz perceberam que as empresas de transporte tinham dificuldade para realizar entregas e coletas pulverizadas, bem como não havia ninguém atendendo a esse mercado no Brasil além dos Correios.

A solução foi elaborar um modelo logístico de economia compartilhada baseado em pontos de postagem e retirada de encomendas. Ao apresentar a proposta em um congresso nos Estados Unidos e ter a ideia aprovada por grandes nomes da tecnologia e logística, já no voo de volta estava decidido: em 2018, fundaram a startup de logística que hoje conhecemos como Kangu.

A Kangu começou a operar em 2019. Nove meses após o lançamento, a empresa já tinha 600 pontos de postagem (os chamados Pontos Kangu), havia expandido para o México e fechado parcerias com gigantes do e-commerce, como Dafiti e Mercado Livre. Em dois anos, já eram 8 milhões de entregas intermediadas por mês. Em 2020, a Kangu cresceu mais de 100 vezes em comparação ao ano anterior.

O crescimento surpreendeu os próprios sócios. O número de funcionários contratados saltou de 20 para mais de 400. Hoje, cinco anos após o lançamento, são 600 Pontos Kangu apenas na cidade de São Paulo – número 90 vezes maior do que qualquer outra intermediadora de fretes. As operações são feitas em quatro países da América Latina, e a rede de parceiros inclui quase 15 mil pessoas – sendo, inclusive, empresa mantenedora do E-commerce Brasil.

Em agosto de 2021, a parceria estratégica com o Mercado Livre, que impulsionou o rápido desenvolvimento da operação nos últimos anos, deu um novo e grande passo. O maior e-commerce da América Latina adquiriu a Kangu, a qual levou para dentro do Meli a estrutura de cerca de 5 mil pontos da Kangu espalhados por 700 cidades no Brasil, Chile, Colômbia e México.

Hoje, cinco anos depois, o propósito de impulsionar negócios e cidades segue cada vez mais sólido graças à parceria com todos os lojistas, transportadoras, pontos e colaboradores. A Kangu vibra com todas estas conquistas e segue revolucionando os envios de encomendas no Brasil e América Latina – sempre pronta para dar saltos cada vez maiores.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/kangu-mercado-livre-logistica-5-anos

Download

Deixe um comentário