A DHL Global Forwarding viu seus volumes de carga aérea diminuírem no segundo trimestre do ano, mas seu lucro bruto aéreo estava em ascensão.
O maior transportador de carga aérea do mundo registrou um declínio ano-a-ano de 2,4% nas receitas de frete aéreo no segundo trimestre para € 1,2 bilhão, enquanto os volumes caíram 5,8% no ano passado para 502.000 toneladas e o lucro bruto aumentou 4,8% para € 238m.
O declínio no volume reflete condições de mercado mais fracas, uma vez que “as tarifas e a crescente incerteza deixaram sua marca nos volumes globais de comércio”.
A melhoria do lucro bruto é um reflexo das condições de mercado em declínio – geralmente há um atraso nas quedas de preços repassadas aos expedidores – melhoria incremental na organização e nos processos e “forte disciplina interna em relação à contribuição do lucro bruto de novos negócios”.
Ao comparar o desempenho com seus rivais, a DSV viu o volume de frete aéreo cair 2% durante o segundo trimestre, Kuehne + Nagel registrou um declínio de 8,4% enquanto a Panalpina subiu 1% devido a aquisições.
Estima-se que o mercado de frete aéreo tenha caído cerca de 5% no segundo trimestre.
O negócio geral de Expedição e Frete da DHL viu a receita do segundo trimestre aumentar em 2,5%, para € 3,8 bilhões.
Enquanto isso, o total da empresa Deutsche Post DHL – incluindo seus negócios de correio, expresso, cadeia de suprimentos e comércio eletrônico – registrou um aumento de 3% no faturamento para € 15,5 bilhões, ebit cresceu 2,9% para € 769m e o lucro líquido caiu em 11,2% para € 458m.
“No geral, o Deutsche Post DHL Group está em boa forma. Nosso negócio se desenvolveu conforme o planejado no segundo trimestre ”, diz Frank Appel, diretor executivo do Deutsche Post DHL Group.
“Já geramos o ebit do Grupo em cerca de € 1,9 bilhão após seis meses.
“Isso é quase metade de nossa meta mínima para 2019. As medidas que iniciamos para melhorar a produtividade no Post e Parcel e o aumento da taxa de postagem a partir de 1º de julho fornecerão mais ímpeto no segundo semestre do ano, assim como o trimestre final tradicionalmente forte .
“Estamos, portanto, confiantes em relação ao nosso desempenho e aumentamos o preço mais baixo de nossas projeções anuais – apesar do ambiente macroeconômico desafiador.”
A empresa investiu um total de € 1,3 bilhão em todas as divisões de abril a junho, em grande parte como resultado de sua renovação da frota intercontinental na DHL Express, na qual a empresa gastou € 743 milhões somente no segundo trimestre.
Até agora, o Deutsche Post DHL Group encomendou os primeiros dois dos 14 novos aviões de carga Boeing 777. Mais duas aeronaves estão programadas para seguir este ano.
Fonte: aircargonews