O negócio da informação

Deter informação é poder. Esse foi um dos insights de Fernando Baialuna, diretor de negócios da GfK no Brasil, uma empresa de estudos de mercado de origem alemã, durante um painel no Retail Meeting Days, evento promovido pelo Grupo Padrão na tarde desta terça-feira (6).

Uma das pesquisas citadas por Fernando realizou o mapeamento das informações dadas pelos clientes e como ela influencia no gerenciamento do varejo ou de qualquer outro tipo de negócio. O estudo feito GfK com 60 mil consumidores registrou a jornada de compra de mais de 60 milhões de produtos entre eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos.

De acordo com o levantamento, metade dos processos de compra foi figital, ou seja, em parte feito em plataformas online e parte em lojas físicas. Dos 60 mil entrevistados, 15% fizeram uma jornada totalmente online; 36% totalmente física e 49% fizeram a jornada no online e compraram off-line, a chamada figital journey.

Para Fernando, a informação é poder, ainda mais na atual era da colaboração entre os canais e as próprias empresas. “Deter informação é poder. Nunca um varejo é tão parceiro de uma indústria quanto ele poderia e como é incrível a crença no Brasil de que existe uma receita mágica de análise. Mas não, cuidado, olhe para a vida real. A colaboração ainda é muito incipiente, a matriz é muito pequena e precisamos melhorar, precisamos ser melhor do que hoje na gestão da informação em um negócio”, completa.

Vantagens do gerenciamento colaborativo

•Redução de capital de giro da indústria e do varejo

•Otimizar compras e abastecimento

•Reduzir custo de estoque

•Negociações mais rentáveis

•Promoções estratégicas e relevantes

•Acertar o sortimento por perfil de lojas

•Planejar as sazonalidades

•Balancear promoções

•Previsão de vendas

•Planejar a demanda

•Gerenciamento de categoria

•Jornada de compra

Fonte: portal no varejo

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