O crescimento dos super apps na China — e o que ainda está por vir

Desenvolvido pela Tencent, o WeChat domina o dia-a-dia dos chineses e se tornou o aplicativo mais popular do país; próxima grande fase deve incluir reconhecimento facial.

Com mais de um bilhão de usuários diários, o WeChat se tornou o aplicativo mais popular da China. Por meio dele, é possível conversar com outras pessoas, fazer compras, jogar, pagar refeições, chamar um táxi, ler notícias e até mesmo agendar consultas médicas. O pagamento é realizado por QR Code, o que torna o processo ainda mais simples. Desenvolvido pela Tencent, o WeChat é um exemplo de “super app” — plataforma onde é possível fazer (quase) tudo.

O crescimento de soluções como essa representa uma nova fase do mercado chinês. “Usamos o termo ‘salto de tecnologia’. Ela acontece rápido porque os chineses não estão enraizados em um método tradicional. Não há fidelidade ao que existia antes”, explicou In Hsieh, co-fundador da Chinnovation, durante o Startup Summit 2019.

Segundo ele, aquele que domina o tempo de uso dos consumidores é quem ganha a guerra. “O WeChat está presente em praticamente todo o dia-a-dia do usuário chinês. Ele passa seu tempo pedindo comida, pagando, investindo, fazendo tudo”, afirmou.

Aplicativos parecidos também chegaram ao Brasil. Criada em 2015 na Colômbia, a Rappi reúne diversas funcionalidades em um só lugar. Hoje, o aplicativo oferece entregas de supermercados, lojas, farmácias, serviços de beleza e uma categoria onde é possível comprar qualquer produto.

Fonte: startse.com

Fonte : startse.com

Deixe um comentário