A importância dos motes de venda no e-commerce

Tudo se transforma em oportunidade de venda quando se trabalha no comércio online. Mas é importante estar preparado para vender mais e melhor a fim de proporcionar ao cliente uma ótima experiência de compra. E é isso que abordo neste artigo: temos muitos motes de venda neste período e devemos aproveitar da melhor forma para oferecer boas experiências ao consumidor.

Os meses que preconizam o final do ano, são cheios de motes interessantes para o e-commerce, como a Black Friday, a Ciber Monday, o Natal, o Ano Novo, até o Saldão de ofertas quando baixa a temporada de vendas, no início de ano. Tudo motivado pelo décimo terceiro salário, férias e recomeços que todo o ano que inicia proporciona.

É importante ressaltar que o e-commerce por estar disponível em qualquer lugar e a qualquer hora para o consumidor, é motivado por promoções e motes de venda. Porém, a organização da loja virtual deve ser feita com antecedência, a fim de garantir um bom estoque de produtos e gerenciar os descontos e propagandas sem prejudicar a saúde financeira do seu negócio. E para isso fluir de forma interessante, vale investir em um sistema de gestão integrado, que além de facilitar o cadastro dos clientes e dos produtos, também controla o estoque, o fluxo de caixa, a logística e emite notas fiscais de forma automatizada. A conta é simples: quanto mais você quer vender, mais controle e organização a empresa deve ter.

Datas especiais devem ser vistas como motivos para receber mais pedidos e atrair novos clientes. A comunicação com o consumidor não pode ser apenas em um momento ou em uma plataforma específica, ele deve ser lembrado durante os meses que antecedem o período da compra que o produto desejado se encontra na sua loja. Essa também é a hora de fidelizar o seu público proporcionando ao consumidor uma ótima experiência de compra, garantindo descontos reais e entrega rápida e eficiente.

A logística é um dos processos mais custosos para quem trabalha no e-commerce, por isso a opção deve ser assertiva, evitando problemas como atrasos ou falhas de mercadorias. Lembre-se que a experiência de compra inicia pelo preço, mas termina no prazo e na qualidade de entrega. Por isso a logística também deve ser bem avaliada para que seu cliente saia por aí fazendo ótimos comentários sobre sua loja e seus produtos. É como um círculo vicioso de desenvolvimento: facilidade de compra, bom atendimento, produto disponível e entrega rápida, gerando a satisfação do cliente e boa repercussão de venda. É assim que as marcas ganham maior autoridade no seu segmento.

Para o próximo ano estima-se que os marketplaces serão responsáveis por 40% do mercado de varejo. Integrar-se é outra grande tendência para dar maior visibilidade a sua loja e conquistar novos públicos. Os marketplaces são canais capazes de aumentar a lealdade do cliente, o ticket médio e ter maior credibilidade. A integração entre loja virtual e marketplaces também pode ser feita através de sistema de gestão ERP, essa é outra vantagem de investir na ferramenta.

Estamos caminhando para a chegada de 2020: uma virada de década. Vale estar ligado nas transformações do mundo do e-commerce, que segundo as tendências, ficará cada vez mais mobile e omnichannel. Ou seja, seu produto deve estar disponível em diversos canais, de diferentes formas para fazer o consumidor se aproximar da compra e interagir com a marca, e é por isso que os motes de vendas são a oportunidade certa para isso acontecer.

A conclusão é que as mudanças são sempre um caminho de aprendizado e disrupção do que já é feito. Se sua empresa ainda não fez passos largos de mudança, comece com a organização nas campanhas de vendas que estão por vir, e com certeza os bons resultados virão, afinal, uma operação interna integrada soma na geração de resultados mais positivos.

 

Fonte : ecommercenews.com.br

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