Última milha na Alemanha: Amazon tem dificuldades para contratar motoristas

A Alemanha é o segundo maior mercado da Amazon atualmente. A grande quantidade de produtos vendidos diariamente e a promessa de um serviço rápido gerou um grande problema para a empresa: logística.

A última milha é uma grande dificuldade do e-commerce em qualquer lugar do mundo justamente por causa do preço. Na Alemanha, a situação começou a ficar mais complicada ainda quando muitos motoristas das empresas terceirizadas pararam de ver vantagem nas baixas remunerações para as grandes e cansativas jornadas de trabalho.

De acordo com uma apuração realizada pela Reuters, além das empresas terceirizadas, a Amazon começou a contratar motoristas por conta própria para incorporar a frota e sua capacidade de entrega.

Atualmente, a Amazon é responsável pelo envio de quase um terço das encomendas alemãs por ano, de acordo com Horst Manner-Romberg, chefe da consultoria de logística MDU.

Segundo ele, para suprir essa demanda de entrega, seriam necessários 9 mil motoristas trabalhando na Alemanha.

De acordo com o relato de alguns motoristas contratados por empresas parceiras da Amazon, as jornadas de trabalho chegam à 12 horas diárias. “Você tem 180 paradas, 180 vezes para sair e entrar no carro, 180 vezes para encontrar estacionamento, 180 vezes batendo na casa do cliente, às vezes eles estão lá, outras vezes não”, disse Ihsan Hardan, sírio de 35 anos, que já trabalhou para a Amazon.

A empresa, no entanto, nega que exista escassez de motoristas. “Estamos competindo pelos melhores trabalhadores, como em muitos outros setores, mas acreditamos que oferecemos aos nossos motoristas – e aos de nossos parceiros – um bom pacote”, explica Bernd Gschaider, diretor da Amazon Logistics na Alemanha.

Para atender a cidade de Munique, na qual a demanda de entregas é maior e gera mais dificuldades, sobretudo com a demanda de Natal, a Amazon passará a pagar 12,80 euros por hora, valor acima da média no mercado.

Fonte : www.ecommercebrasil.com.br

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