Logística: prazo maior de entrega no e-commerce favorece concorrentes

Em um seminário no Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de São Paulo e Região) sobre os desafios do e-commerce e mundo digital para a logística de entregas de cargas ao consumidor final foi apontado que os dois principais motivos dos consumidores abandonarem as mercadorias no carrinho de compras são o valor do frete e o prazo de entrega. Nesses dias, em uma experiência própria como consumidor encontrei o maior risco para uma loja de e-commerce perder a venda para um concorrente.

Eu fiz a compra de um smartphone na loja americanas.com, na qual encontrei no dia o melhor preço e ainda o benefício do cashback. O prazo de entrega era de cinco dias úteis. Nos dias seguintes comecei a visualizar propagandas de smartphone e, dois dias depois, encontrei no pontofrio.com.br o mesmo smartphone por R$ 100 mais barato e entrega em um dia útil. Imediatamente cancelei a compra nas americanas.com e fiz a compra no pontofrio.com.br. A maior motivação para trocar de loja nem foi o preço menor, mas o prazo de entrega 80% menor.

Cuidados com o envio de mercadorias de e-commerce

Com o crescimento das vendas pela internet, lojistas e transportadores precisam ficar atento aos problemas que podem transforma a experiência da compra em uma experiência negativa, como atrasos e danos causados pelo transporte.

Segundo levantamento da Synapcom, empresa de gestão de e-commerce, 50% dos pedidos chegam depois do prazo.

O especialista em logística, Claudio Alvadijan, CEO da Movetogo — startup de serviços de coleta e entrega e que faz parte do grupo Move Soluções em Logística —, ressalta que a atenção no período de fim de ano deve ser redobrada pelas lojas e empreendedores, já que durante o manuseio e o transporte, o produto está sujeito a todo tipo de dano.

Fonte : transporte mundial

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