A busca pela consolidação das entregas no mesmo dia

Com mais de 21 anos de experiência na área de logística e distribuição, Bruno Tortorello é um dos executivos mais destacados do setor. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Administração pela FGV e MBA em Gestão Internacional pela FIA, Tortorello foi presidente da Total Express e, anteriormente, liderou áreas comerciais e operacionais do braço logístico do Grupo Abril. Chegou na Jadlog com a missão de alavancar as vendas e os negócios por meio das operações do e-commerce e do fortalecimento do negócio B2B de pequenas encomendas, contribuindo para que a transportadora alcançasse o faturamento de R$ 1 bilhão em 2020.

A satisfação do consumidor só estará completa quando o produto adquirido via e-commerce for entregue com segurança, dentro dos prazos estabelecidos. Ao mesmo tempo em que cresce o número de compradores no ambiente online, as exigências em favor da melhor experiência de compra também aumentam, incluindo as expectativas de entregas cada vez mais rápidas, com comunicação transparente e rastreamento em tempo real do pedido. O same day delivery, ou as entregas em domicílio no mesmo dia da compra, passa a ser o grande desafio do e-commerce dentro de todo esse contexto.
O same day delivery, ou as entregas em domicílio no mesmo dia da compra, é a grande meta do e-commerce brasileiro atual.

Importância da logística ágil
Pesquisas sobre o comportamento e os anseios do consumidor realizadas periodicamente pela PWC, em diversos países – entre eles o Brasil – revelaram a importância da logística ágil das mercadorias adquiridas via comércio eletrônico e a relevância que as entregas têm na experiência de compra. O recebimento da encomenda intacta dentro do prazo combinado é considerado cada vez mais um diferencial para os clientes. E esse fator está intimamente relacionado com a percepção de qualidade na prestação dos serviços por parte de varejistas e transportadores, além de ser um aspecto que pode definir o fechamento da venda.

Prova disso é que 42% dos entrevistados pela PWC em março do ano passado responderam que a entrega rápida e confiável está entre os três principais atributos buscados na experiência online. E podemos afirmar que a percepção sobre a importância do recebimento das encomendas só aumenta, paralelamente à elevação e à frequência de compras no ambiente virtual.

Levantamento da mesma consultoria aferiu que mais de 40% dos consumidores estavam dispostos a pagar uma taxa adicional no frete para que as entregas ocorressem no mesmo dia. E outros 24% aceitavam desembolsar um valor a mais para garantir a chegada da remessa no curtíssimo intervalo de uma ou duas horas após a compra.

Same day delivery é a meta
Com esses feedbacks, além de oferecer opções de entregas aos consumidores, o e-commerce busca reduzir o intervalo entre o clique final da compra e recebimento do produto. Por isso, a consolidação do same day delivery é a meta a ser alcançada atualmente no Brasil.
No exterior, especialmente em mercados mais maduros do e-commerce, como em países da Europa e nos Estados Unidos, a entrega em domicílio no mesmo dia já é uma realidade mais consistente. Só a Amazon, por exemplo, transporta mais de três milhões de encomendas nesse modelo no mercado internacional.
No território brasileiro, o same day delivery vem crescendo exponencialmente, trazendo uma nova realidade para o consumidor que se preocupa mais com a rapidez da entrega do que com o valor do frete. Contudo, os procedimentos logísticos e o tempo para a entrega precisam ser avaliados com cuidado, pois trata-se de um país continental com algumas localizações inacessíveis até aos serviços postais.
Por isso, a estratégia de adoção ao same day delivery no Brasil começa em capitais e nos principais centros urbanos, combinada com a utilização das dark stores, os centros de armazenamento com tamanhos reduzidos, mas localizados estrategicamente para fornecer o apoio logístico necessário.
Investimentos em tecnologia da informação, infraestrutura, mecanização e modernização dos terminais de cargas, veículos estruturados e adequados para a última milha e treinamento de pessoal já estão sendo feitos, e são igualmente fundamentais para o alcance da meta. As soluções OOH (Out of Home, ou fora de casa), que incluem os PUDOS (Pick Up Drop Off) e os lockers, também passam a ser facilitadores das entregas no mesmo dia, especialmente quando a retirada da encomenda nesses pontos é necessária pela impossibilidade de receber na residência.

Portanto, já são claras as movimentações dos players do comércio eletrônico nessa direção, englobando as transportadoras e os operadores logísticos, em favor da consolidação do same day delivery no Brasil. Neste momento, essa modalidade é mais operada por unicórnios do setor, gigantes varejistas e marketplaces com a logística adaptada, mas, em um curto espaço de tempo, ganhará escala e será oferecida mais amplamente aos consumidores brasileiros.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/a-busca-pela-consolidacao-das-entregas-no-mesmo-dia

Download

Deixe um comentário