Desde 2015, a Amazon vem construindo uma rede de logística interna para entregar seus próprios pacotes – um movimento que economiza dinheiro para o gigante do varejo. A Amazon custa US $ 6 para mover uma única caixa através de sua própria rede, contra US $ 8 a US $ 9 para movimentar-se através da UPS ou da FedEx, diz Ravi Shanker, do Morgan Stanley.
Alguns dizem que a Amazon poderia até mesmo abrir sua rede de pacotes de rápido dimensionamento para lidar com os produtos de outros clientes – em última análise, competindo com fóruns como FedEx e UPS.
Durante anos, o fundador e CEO da FedEx, Fred Smith , teve uma palavra para descrever esse cenário : “Fantástico”.
“E olhar para a Amazon como uma empresa maravilhosa e serviço e eles são um bom cliente nosso”, disse Smith em uma chamada de ganhos de dezembro. “Nós não os vemos como competidores neste momento. Por muitas razões, achamos que é duvidoso que isso aconteça.”
Ele acrescentou mais tarde: “Eu não sei o que posso dizer além do que acabei de dizer. Acho que as perspectivas de que esta empresa vai ser” interrompida “, que só ocorre repetidamente, para citar uma declaração anterior, é fantástico. Então, vou deixar por isso mesmo. ”
O último balanço financeiro da FedEx mostra que a empresa agora está cantando uma música diferente
Sete meses depois de escarnecer da idéia de que a Amazon poderia ameaçar a FedEx, a gigante de carga aérea parece um pouco abalada.
No relatório anual da empresa, divulgado em 16 de julho, a FedEx mencionou a Amazon seis vezes – destacando-a sozinha em uma seção chamada “Enfrentamos intensa competição”.
“Além disso, alguns remetentes de pacotes de alto volume, como a Amazon.com, estão desenvolvendo e implementando recursos de entrega interna e utilizando contratados independentes para entregas, e podem ser considerados concorrentes”, dizia a declaração anual. “Por exemplo, a Amazon.com está investindo capital significativo para estabelecer uma rede de hubs, aeronaves e veículos”.
A Amazon e a FedEx não fizeram comentários sobre essa história.
Não é a primeira vez que a FedEx cita o nome do varejista em seu relatório anual, mas a empresa de pacotes acrescentou mais cores em torno dos desenvolvimentos logísticos da Amazon do que antes. Ele também parou de se referir à Amazon como um “cliente atual” e, ao contrário, apenas como um “cliente” – talvez apontando para o despejo da Amazon pela FedEx Express como um parceiro de carga aérea em junho.
Fonte: businessinsider.com