A ABB lançou a versão standart da Célula de Despaletização Robótica, uma solução para auxiliar as operações nas indústrias de logística, comércio eletrônico, saúde e bens de consumo embalados. Por meio de um sistema de visão, a tecnologia robótica é capaz de avaliar uma ampla gama de diferentes tipos de caixas, viabilizando o processamento de carga em curto tempo de configuração.
O Robotic Depalletizer usa informações coletadas pelo sensor de visão para fornecer ao robô um ponto de pega adequado para cada caixa. Então, o robô então pega a caixa – que pode pesar até 30 kg – e a coloca em outro palete ou em um transportador de saída. A velocidade e a precisão do sistema permitem que ele trabalhe a uma taxa de pico de até 650 ciclos por hora, 24 horas por dia.
O sistema de visão permite que o robô detecte caixas de papelão específicas em paletes, possibilitando a despaletização confiável de vários tipos de carga diferentes. Isso inclui paletes compostos por um único tipo de caixa em camadas definidas, paletes contendo diversos tipos de caixas diferentes e paletes mistos, que possuem uma ampla gama de caixas com pesos, formatos e materiais variados.
Segundo o presidente da divisão de robótica da ABB, Marc Segura, as mudanças no comportamento do consumidor estão criando a necessidade de solidificar novos canais de vendas, como omnicanal, direto ao consumidor (D2C) e e-commerce.
“Isso, por sua vez, está impulsionando a necessidade de infraestruturas de distribuição e atendimento de pedidos mais flexíveis e eficientes. Com a capacidade de despaletizar caixas empilhadas em uma variedade de configurações de paletes simples e mistos, a solução da ABB ajuda a atender a essa necessidade, permitindo o manuseio mais rápido e preciso de uma ampla gama de mercadorias prontas para a próxima etapa da distribuição processo.” – Marc Segura, presidente da divisão de robótica da ABB.
Uso de Machine Learning
Além da complexidade da despaletização, outro ponto de atenção é que o trabalho de classificação, quando não automatizado, depende da força de trabalho humana – caracterizada pela alta rotatividade de pessoal e alto custo de recrutamento. Com a célula de Despaletização Robótica da ABB, essas questões são solucionadas por meio do uso de algoritmos avançados de sistema de visão e machine learning para processar paletes de até 2,8 m de altura.
A solução pode ser fornecida com diversos robôs de quatro e seis eixos para oferecer a flexibilidade necessária para realizar tarefas de despaletização simples ou mais complexas. A função Digital Twin do software RobotStudio da ABB também está disponível, permitindo a criação de simulações de aplicações sob medida com dimensões de caixa, pesos e padrões de paletes.
Lay outs colaborativos
Os layouts colaborativos modulares podem ser adaptados para atender às necessidades do cliente e incorporar sistemas avançados de scanner a laser e radar, bem como cortina de luz para escanear os arredores do robô. Além de otimização do processo em si, essa estratégia também ajuda a garantir a segurança dos trabalhadores.
A Célula de Despaletização Robótica da ABB também pode ser integrada a robôs móveis autônomos. Com isso, é possível produzir um sistema de manuseio de mercadorias para armazéns e centros de expedição, com tempos de configuração de até três semanas.
Fonte : https://revistamundologistica.com.br/noticias/abb-lanca-solucao-robotica-de-despaletizacao-para-substituir-levantamento-manual