Aumento de vendas no e-commerce impacta logística brasileira

Com um total de mais de R$ 161 bilhões, as compras online no Brasil bateram um recorde em 2021. O valor representa um aumento de 26,9% em relação ao ano anterior. No mesmo período, o número de pedidos cresceu 16,9%, totalizando mais de 353 milhões de entregas. Os dados são da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce no país.

O comércio eletrônico provoca reflexos também em outros setores. Nessa modalidade de vendas, a logística se torna um dos setores mais desafiadores, pois envolve uma ampla cadeia que necessita da máxima sintonia para que todas as etapas operem com segurança e eficiência, principalmente quando envolve o comércio internacional, como os produtos vindos da China, por exemplo.

As lojas físicas mais tradicionais passaram a investir no e-commerce como uma solução não apenas para se adaptar a pandemia, mas também como uma possibilidade de ampliar o leque de vendas. Essa expansão faz com que cada vez mais as empresas busquem realizar entregas mais rápidas e dentro do prazo, levando a novos investimentos. Segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o total de investimentos em transportes e logística deverão somar mais de R$ 124 bilhões entre 2022 e 2026.

Em 2022, as lojas físicas devem voltar com mais força, porém, muitas empresas apostam no e-commerce e reduziram o número de suas unidades. Para melhorar o prazo de entrega, muitas empresas estão consolidando cargas e enviando pelo modal aéreo. Mantendo o serviço “on demand” e reduzindo custos do transporte. A logística nacional tem que estar preparada para desconsolidar estas cargas com agilidade e fazer a entrega de forma rápida”, conclui Campos.

Fonte : https://noticias.r7.com/cidades/folha-vitoria/aumento-de-vendas-no-e-commerce-impacta-logistica-brasileira-01042022

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