Os eletroeletrônicos são os produtos que despertam maior interesse dos consumidores na Black Friday, sendo que os celulares são, de longe, o item mais procurado, seguidos por notebooks e eletrodomésticos, como geladeiras e air fryers. Isso é o que aponta o Radar Simplex, edição especial Black Friday, levantamento que monitora as buscas realizadas por consumidores nos maiores e-commerces com operação no Brasil.
Outros produtos, porém, também buscam espaço entre as estrelas da principal data de consumo do e-commerce nacional e surpreendem, como artigos de decoração, sofás e livros, que surgem entre os dez itens que mais despertaram o interesse dos consumidores na primeira semana de novembro.
“Temos sempre a expectativa de que, no topo das buscas para a Black Friday, estarão sempre os eletroeletrônicos e um outro item de roupa ou calçado, mas livros e decorações estarem na lista decididamente surpreendeu”, diz João Lee, CEO e sócio fundador da Simplex.
Lee avalia que itens como decorações e sofás podem estar, de alguma forma, ligados ao aumento do home office no país. “É bem possível que o fato de as pessoas passarem mais tempo em casa estimule a busca por artigos de conforto doméstico e que contribuam para tornar o ambiente caseiro mais agradável. Já a expressiva busca por livros é algo realmente inusitado”, pondera. Lee destaca que os e-readers, apesar não estarem entre os dez itens mais buscados, também registram uma boa colocação, entre os 15 itens mais desejados. “É sempre bom ver livros e e-readers entre os itens mais procurados”.
Atenção ao ranqueamento da Black Friday
Mas não é apenas aos produtos que despertam maior interesse nos consumidores que os e-commerces devem estar atentos, segundo a Radar Simplex. As empresas também precisam ficar alertas ao posicionamento (ranqueamento) nos sites de buscas, como Google e Bing.
De acordo com o CEO da Simplex, é urgente que as empresas insiram em suas landing pages termos relativos à Black Friday para estarem bem ranqueadas nesses sites. “Quem não fez isso seguramente já está atrasado e correndo sérios riscos de chegar à Black Friday sem ter conquistado uma boa posição nos sites de buscas. E isso pode ser fatal para as vendas”, alerta.
As empresas que já incluíram em suas landing pages palavras e termos relativos à Black Friday, devem evitar fazer grandes alterações nessas páginas, uma vez que isso pode ser “entendido” pelos buscadores como se tratar de uma nova página e ela perder a posição no ranqueamento. “Não há problemas em fazer pequenos ajustes, mas mudanças mais expressivas nas landing pages e nos títulos podem provocar a perda do ranqueamento. É preciso estar atento a isso”, destaca Lee.
Veja a seguir os dez itens mais buscados em conjunto com o termo “Black Friday” na primeira semana de novembro, segundo o Radar Simplex:
Celulares
Notebooks
Geladeiras
Air fryers
Tênis (calçado)
TVs
Decorações
Sofás
Máquinas de lavar roupa
Livros
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-decoracoes-livros-itens-buscados-novembro