ABComm estima que o e-commerce deve movimentar R$ 186 bilhões no País até o fim de 2023.
O Brasil ganhou 36 mil novas lojas virtuais durante o ano de 2022, segundo os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). O número total de lojas passou de 529.193 em 2021 para 565.300 no ano passado, o que representou um crescimento 6,82%.
Ainda de acordo com a ABComm, as vendas totais registradas no e-commerce brasileiro atingiram a marca de R$ 169,6 bilhões em 2022, o que equivale a um crescimento de 5% em relação ao ano anterior. As lojas virtuais registraram cerca de 368,7 milhões de pedidos. O ticket médio foi de R$ 460 por cliente no ano passado.
“O período da pandemia foi propício para um crescimento expressivo. O número de lojas online teve um salto muito grande e o comércio eletrônico continua em constante evolução. Hoje em dia o consumidor tem a variedade para comprar tanto no varejo físico quanto no e-commerce, o que torna o ambiente encorajador para os varejistas desenvolverem novas tecnologias, melhorar o atendimento ao consumidor e sua experiência”, diz o presidente da ABComm, Maurício Salvador.
As projeções da ABComm para 2023 são de um crescimento de 9,5% no faturamento. O e-commerce poderia atingir, assim, a cifra de R$ 186 bilhões ao fim do ano. No período, o ticket médio deve se manter ainda em equilíbrio, chegando a R$ 470. Já a quantidade de pedidos pode alcançar os 395 milhões.
Fonte : https://mercadoeconsumo.com.br/11/04/2023/ecommerce/brasil-ganha-36-mil-novas-lojas-virtuais-em-2022-e-vendas-passam-de-r-169-bilhoes/