A perspectiva do e-commerce no Brasil é positiva em níveis de volume total de transações. De acordo com a Nuvei, em levantamento encomendado à Americas Market Intelligence (AMI), o setor chega, em 2022, aos US$ 211 bilhões no índice citado. Para os próximos anos, a perspectiva se mantém alta.
Para os próximos quatro anos, a pesquisa indica também que o e-commerce brasileiro crescerá 20% por ano, chegando em 2026 com acumulado de US$ 432 bilhões no volume total de transações.
Entre os pontos que fortalecem o setor no Brasil, estão o Pix, pagamento instantâneo criado pelo Banco Central em 2020, e a relação com empresas da Ásia, que representam 51% das compras internacionais de e-commerce no país.
O que ajudou no crescimento?
O relatório da instituição norte-americana cita que o Pix têm sido destaque como meio de pagamento no e-commerce nacional. Segundo o Banco Central, foram 2,2 bilhões de transações do tipo somente em agosto deste ano.
Além da modalidade mais conhecida, a AMI também ressalta o Pix Garantido como novidade que pode abrilhantar ainda mais o pagamento instantâneo dentro do e-commerce. Com ele, o seller consegue receber o valor da compra mesmo que o cliente não tenha saldo compatível.
Sobre o comércio eletrônico cross-border, os dados mostram que a relação entre compras no e-commerce e marcas asiáticas está cada vez mais conectada. As empresas citadas como destaque são Shein, AliExpress, Zalora, Garena, Rakuten e Shopee.
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/brasil-pode-chegar-a-us-211-bilhoes-em-transacoes-no-e-commerce-em-2022