Cainiao, do Alibaba, abre sede da América Latina no Brasil e planeja abrir 9 centros logísticos até 2025

Pontos Chave:

*O braço de logística do Alibaba, Cainiao, anunciou na segunda-feira a abertura de sua sede latino-americana em São Paulo, Brasil.

*Drones de baixo custo e fones de ouvido bluetooth estão entre os produtos mais populares para os clientes locais, afirmou Cainiao.

*A expansão ocorre quando o crescimento do varejo na China desacelerou – o Alibaba pela primeira vez não divulgou o total de vendas de seu principal festival de compras do Dia dos Solteiros, que terminou na sexta-feira.

*O braço de logística do Alibaba, Cainiao, instalou armários no Brasil para os clientes locais retirarem pacotes.

O braço de logística da Cainiao anunciou na última segunda-feira (14), a abertura de sua sede latino-americana em São Paulo, Brasil.

A expansão ocorre quando o crescimento do varejo na China desacelera – o Alibaba, pela primeira vez, não divulgou o total de vendas de seu principal festival de compras do Dia dos Solteiros, que terminou na sexta-feira. A plataforma internacional de comércio eletrônico da empresa, AliExpress, voltou-se recentemente para a Coreia do Sul e o Brasil, além de uma tentativa de anos de expansão para a Europa.

A Cainiao envia a maioria dos pedidos do AliExpress da China para o Brasil, disse a empresa, alegando que opera oito voos fretados por semana entre os países.

Drones de baixo custo e fones de ouvido bluetooth estão entre os produtos mais populares para clientes locais, disse a empresa.

O negócio de logística, que também opera na China, foi responsável por 6% da receita do Alibaba no trimestre encerrado em 30 de junho.

Cainiao também trabalha com comerciantes locais no Brasil. A empresa abriu oficialmente na segunda-feira um centro de triagem de embalagens no país, após o lançamento em outubro de centros de triagem na Cidade do México e em Santiago, no Chile.

A empresa afirma que sua rede local de entrega expressa cobre mais de 1.000 cidades no Brasil, com entrega em um dia para clientes em São Paulo e algumas outras cidades.

Plano de três anos
Nos próximos três anos, a Cainiao disse que planeja instalar mais 1.000 armários em 10 cidades do Brasil para entrega de pacotes e alimentos. A empresa também disse que pretende lançar mais nove centros de distribuição em sete estados do Brasil.

Cainiao disse que sua expansão também ajudará as empresas brasileiras a vender produtos como café, nozes e própolis – um produto de saúde – para consumidores chineses por meio da plataforma de comércio eletrônico Tmall do Alibaba.

O braço de logística do Alibaba, Cainiao, instalou armários no Brasil para os clientes locais retirarem pacotes.

O Alibaba assumiu o controle majoritário da Cainiao em 2017. O braço de logística ainda realiza embarques e faz negócios com outras empresas – a maior parte da receita da Cainiao vem desses terceiros, de acordo com uma divulgação financeira.

No trimestre encerrado em 30 de junho, a receita do negócio de logística cresceu 5% em relação ao ano anterior, para 12,14 bilhões de yuans (US$ 1,71 bilhão).

Em contraste, o Alibaba disse que a receita de seus negócios de varejo de comércio internacional naquele trimestre caiu 3% em relação ao ano anterior, para US$ 1,57 bilhão, devido principalmente aos desafios no mercado europeu. O comércio da China, de longe o maior negócio da empresa, viu a receita cair 2%, para US$ 20,45 bilhões.

O Alibaba deve divulgar os resultados trimestrais na quinta-feira.

Fonte : https://www.cnbc.com/2022/11/14/alibabas-cainiao-opens-latam-headquarters-in-brazil.html

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