A China viu seu volume de entregas expressas em 2024 ultrapassar a marca de 150 bilhões de encomendas pela primeira vez, de acordo com dados divulgados na segunda-feira pela Administração Estatal de Correios.
O número recorde indica como o mercado de entrega expressa em expansão do país encontrado próspero e ativo. O marco foi alcançado logo após um registro de entrega em um único dia feito durante o festival de compras online “Duplo 11” deste ano. As empresas de entrega postal e expressa da China lidaram com um recorde de 701 milhões de encomendas em 11 de novembro, o dia de pico do frenesi de vendas online deste ano.
Na China, a entrega no mesmo dia ou no dia seguinte é comum, o que é apoiado pelo trabalho árduo dos correios e soluções inovadoras.
A inovação tecnológica melhorou a eficiência da entrega. Em algumas cidades chinesas, os drones podem entregar pacotes em cerca de 10 minutos, enquanto os veículos de entrega exclusivos também reduziram significativamente o tempo de entrega.
Na Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS), realizada em setembro em Pequim, aplicações avançadas de logística e entrega, como drones e módulos de armazém inteligentes, chamaram a atenção dos visitantes.
Um drone multiuso conectado à rede de seis rotores com peso máximo de carga de 20 kg foi exibido no estande de exposição do serviço de entrega expressa China Post. Integrando um dispositivo de posicionamento de alta precisão, radar de ondas milimétricas e sistema de percepção visual, ele pode atender a uma ampla gama de necessidades de aplicação em áreas como entrega, busca e salvamento, mapeamento e mapeamento.
Enquanto isso, a aproximadamente 1.500 km de distância dos locais da CIFTIS, o China Post usou seus drones para facilitar o transporte eficiente de suas ameixas crocantes para fora dos pomares nas regiões montanhosas do distrito de Wushan, no Município de Chongqing, no sudoeste da China .
Levando as frutas ao longo das trajetórias definidas, os drones encurtaram a duração do transporte dos pomares para o aeroporto de 90 minutos para oito minutos. E 24 horas são suficientes para os consumidores provarem as frutas frescas desde que fizeram os pedidos. A crescente demanda de logística e entrega não poderia ser atendida sem serviços de armazenamento inteligentes e altamente eficientes. As empresas chinesas de entrega expressa oferecem novas soluções ou produtos para mostrar suas capacidades de classificação e entrega de encomendas.
A STO Express moveu seu sistema de entrega não tripulado e sistema de classificação automática. O Veículo Guiado por Trilhos (RGV), desenvolvido de forma independente pela empresa de serviços de entrega e projetado para o negócio online, pode aumentar em mais de 50% as notas de classificação em comparação com o Veículo Guiado Automatizado (AGV) e melhorar muito. a taxa de utilização do espaço do armazém.
Além disso, a empresa também desenvolveu de forma independente um sistema de gerenciamento inteligente de super armazém para atender a mais de 300 armazéns selecionados, abrangendo 56 cidades em todo o país, com uma área de armazenamento de mais de 2 milhões de metros quadrados.
Outra empresa, a JD Logistics, desenvolveu um sistema interativo de parques logísticos virtuais para simular o processo de operação de armazenamento e embalagem de mercadorias, armazenamento e coleta, classificação e entrega, bem como a neutralidade de carbono em parques logísticos inteligentes reais que têm um apelido “JD Asia No. 1”.
Em um parque JD Asia No.1, cobrindo mais de 500.000 metros quadrados em Kunshan, na Província de Jiangsu, leste da China, o centro de classificação automática com mais de 80 linhas de classificação e 10.000 robôs de classificação inteligentes aumenta a precisão da classificação para 99,99%. Funcionando 24 horas por dia, o centro de triagem automática tem capacidade para processar mais de 4,5 milhões de encomendas por dia.
Enquanto isso, em outro parque em Pequim, o dispositivo Order Storage Retrieval, cobrindo uma área de 2.700 metros quadrados e armazenando no máximo 1 milhão de itens, pode processar até 800 pedidos por hora, o que é seis a oito vezes mais eficiente do que manual de separação.
O setor de entrega expressa tornou-se um indicador-chave da saúde econômica do país. A China possui uma rede logística altamente eficiente que atinge até as áreas mais remotas, com 234.000 pontos de entrega em todo o país e mais de 95% das aldeias cobertas por serviços de entrega expressa.
Além disso, a China tem ajudado o setor logístico de outros países com soluções inovadoras, para um melhor desenvolvimento do comércio eletrônico.
Tomando o Brasil como exemplo, AliExpress, a plataforma internacional de vendas da gigante chinesa de comércio eletrônico Alibaba Group, fechou em julho deste ano um acordo de parceria estratégica com o Magazine Luiza (Magalu), para que os produtos de ambas as partes sejam vendidos na plataforma uma da outra.
Em relação à logística, o Alibaba está planejando construir bases de armazenamento no Brasil, com o objetivo de reduzir os custos do transporte transfronteiriço. A Cainiao Network e a JD Logistics, duas grandes operadoras de logística da China, abriram voos fretados entre os dois países, por exemplo, a Cainiao Network abriu voos fretados Hong Kong-São Paulo, operando uma vez por semana, com capacidade de transporte de aproximadamente 100 toneladas de mercadorias. Combinada com a construção de instalações de logística na América Latina, a Rede Cainiao reduziu o prazo de logística para apenas 12 dias, em contraste com o prazo anterior de 40 a 50 dias.
O pagamento digital é outro fator vital para o comércio eletrônico transfronteiriço. O EBANX, provedor brasileiro de soluções de pagamento, começou a fornecer essas soluções no Brasil para o AliExpress em 2013, incluindo pagamentos com cartão, pagamentos com carteira eletrônica e sistemas de pagamento instantâneos. Após 11 anos de desenvolvimento, o EBANX já atendeu cerca de 100 empresas chinesas de vários setores, fornecendo métodos de pagamento personalizados para ajudar as empresas chinesas a expandir seus negócios em mercados emergentes.
Fonte: “https://portuguese.xinhuanet.com/20241119/63432b5e8dd64dec95cae16c8901ebc8/c.html”