Com fulfillment multicliente, DHL quer agilizar logística de e-commerce no Brasil

A DHL Supply Chain lançou no Brasil o DHL Fulfillment Network (DFN), serviço que visa suportar o crescimento das operações logísticas de vendas online para varejo, marketplaces e indústrias. Segundo a empresa, mesmo com o forte retorno das atividades presenciais em 2022, o mercado de e-commerce brasileiro faturou R? 258,5 bilhões (NielsenEbit), com empresas e segmentos em diferentes níveis de maturidade.

A partir de um armazém multicliente dedicado em Barueri (SP), o DFN dá acesso à infraestrutura de e-commerce da DHL Supply Chain no Brasil hoje formada 13 fulfillment centers, 6,5 mil colaboradores dedicados, 55 hubs de transporte e 800 veículos diários, proporcionando entregas no dia seguinte em nível nacional, além de agilidade de implantação e flexibilidade operacional.

De acordo com a empresa, o lançamento faz parte de um programa de R? 800 milhões de investimentos da DHL Supply Chain no Brasil até 2025 que inclui outros projetos.

O serviço contempla atividades como o transporte na primeira milha (indústria ou importador até o varejista), armazéns avançados multicliente em áreas metropolitanas estratégicas, processos de transporte middle mile (transferências), manuseio interno de produtos e triagem altamente eficientes com operações próprias e integração com os principais softwares de gestão do mercado.

Para a empresa, disponibiliza também visibilidade total em tempo real do trânsito dos produtos, entrega ao consumidor final em todo o Brasil. Além de elevados níveis de serviço em áreas-chave para atender à crescente demanda por entregas mais rápidas (às vezes até no mesmo dia), o DFN também possui vantagens como pay per use, melhor conectividade e gerenciamento proativo para o cliente.

“Em resumo, o DFN permite que as empresas aproveitem a malha de transportes e armazenamento da DHL de uma forma flexível e adaptada às suas necessidades, tendo assim melhores níveis de serviço e escala. Além disso, contar com hubs de distribuição nas regiões metropolitanas, ou seja, próximos ao mercado consumidor, dá mais velocidade às entregas e aprimora a experiência de compra. Por fim, como o DFN é uma solução global, é possível, a partir da operação no Brasil, expandir os negócios para outros países”, disse Gabriela Guimarães, vice-presidente de E-commerce da DHL Supply Chain Brasil.

Segundo a companhia, a rede multicliente também oferece a opção de reduzir o risco de cadeias de suprimento ao ter acesso a hubs de atendimento em todo o país. Isso garante que os canais de vendas e distribuição do vendedor sejam menos afetados em caso de imprevistos locais.

“Podemos oferecer suporte aos clientes em toda a cadeia de suprimentos — desde manuseio e armazenamento de entrada, coleta e embalagem, entrega de última milha, bem como manuseio de devoluções, o que ajudará a acelerar e padronizar os prazos de entrega para seus consumidores finais, fator fundamental no concorrido mercado de vendas online brasileiro. O DFN permite ainda a venda a partir de qualquer canal on-line, seja ele marketplace, canal digital ou e-store e, a partir daí, a DHL estará conectada para fornecer toda a execução operacional logística. Com isso, a empresa poderá focar somente na venda”, ressaltou Gabriela Guimarães.

Além do DFN, a companhia trabalha tanto com armazenagem e e-fulfillment para e-commerce, como com entregas ao longo do processo produtivo (first mile, insumos, middle mile, transferências intermediárias e last mile).

Fonte : https://mundologistica.com.br/noticias/com-fulfillment-multicliente-dhl-quer-agilizar-logistica-de-e-commerce-no-brasil

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