Venda desses produtos cresceu quase 30% nos primeiros dois meses do ano, segundo levantamento realizado pela GFK.
Com a alta da inflação e a queda do poder de compra do consumidor, o varejo está focando nos produtos da chamada linha premium, aqueles de maior valor.
A venda de produtos desse tipo, como refrigeradores, churrasqueiras a gás e lava-louças, cresceu quase 30% nos primeiros dois meses do ano, segundo levantamento realizado pela GFK.
Com as vendas desse segmento indo bem, a diversidade de produtos de alto padrão é cada vez maior. Na comparação do primeiro bimestre deste ano com o do ano passado, houve alta de oferta em várias linhas.
Em relação ao mercado de automóveis, o cenário também mostra um aumento de vendas de carros de alto padrão. Um levantamento da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores mostrou que, em março de 2022, os modelos de SUVs foram responsáveis por 48,70% das vendas no mês, uma alta de 44,68% na comparação com fevereiro.
A estimativa é que, pelo menos até o fim deste ano, os investimentos do comércio sigam voltados para as classes A e B, que apesar de representarem uma fatia bem menor da população, é onde hoje estão as pessoas que continuam comprando, mesmo com a economia instável.
“Hoje quem tem dinheiro para comprar justamente este público que vai olhar a geladeira mais cara, o fogão com maior tecnologia, que vai querer trocar uma televisão que já não era pequena por uma maior ainda, e aproveitar o momento em que o mercado ainda está muito vulnerável e procurando este comprador”, diz Inhasz.
Fonte : https://www.cnnbrasil.com.br/business/com-inflacao-e-queda-no-poder-de-compra-varejo-aposta-em-produtos-de-alto-valor/