Já se animou para fazer um treinamento corporativo? Se a resposta foi não é porque você integra o enorme grupo de pessoas que coleciona experiências pouco memoráveis com processos de capacitação empresarial.
Essa resistência existe porque embora a demanda de treinamentos seja alta, as companhias ainda falham ao oferecer melhores experiências para seus colaboradores e procurar por melhores alternativas para otimizar a absorção de informações e aumentar a retenção de conhecimento.
Mas por que adotar esse tipo de iniciativa dentro das empresas? A resposta é promover uma melhor experiência para as pessoas. Hoje essa busca em proporcionar uma melhor experiência para os usuários é o que tira o sono de qualquer empresa. A cada dia somos bombardeados por soluções que tornam a nossa vida mais fácil e mudamos a maneira como fazemos tarefas cotidianas.
Mas nos esquecemos que nossos colaboradores são também usuários de outras empresas e têm, na palma da mão, melhores experiências a cada dia. E continuamos a oferecer a eles as mesmas coisas que fazíamos há 10 anos atrás – materiais em Power Point, Telas de Sistema e por aí vai.
Além do aumento do engajamento e interesse dos colaboradores, o uso de soluções de games facilita a mensuração de resultados, permitindo um feedback em tempo real. Empresa e colaborador tem acesso aos desempenhos no jogo, o que permite que o líder avalie a evolução da equipe.
Quando usada, a gamificação permite que os seus usuários recebam recompensas e reconhecimentos, resultando em funcionários mais envolvidos e empenhados. Seja no treinamento, em materiais institucionais ou em um sistema de comunicação interna, ela ainda traz o benefício da redução de custos e tempo.
A lógica da recompensa, envolvida em qualquer jogo, influencia o envolvimento e resulta em funcionários mais empenhados para superar desafios. Tudo em um ambiente mais descontraído e propenso a gerar mais resultados a partir de plataformas que desencadeiam sentimentos positivos e otimistas nos usuários.
Fonte : olhar digital