Como cobrar frete nas redes sociais usando o Meus Links de Frete do Melhor Envio

O Melhor Envio, plataforma de cotação e geração de etiquetas de frete, desenvolveu mais uma funcionalidade gratuita para facilitar o dia a dia de quem vende online. Estamos falando do Meus Links de Frete.

Com a novidade, cobrar frete dos clientes nas vendas feitas pelas redes sociais ficou muito mais fácil, pois o próprio consumidor consegue calcular o preço e prazos de entrega sozinho. Dessa forma, o vendedor não precisa ficar interrompendo a rotina de trabalho para fazer a cotação de frete.

O Meus Links de Frete pode ser usado para cobrar frete via WhatsApp, Instagram, Facebook e outros canais que não possuem integração com o Melhor Envio. A seguir, confira como usar a ferramenta!

Como cobrar frete nas vendas feitas pelas redes sociais

Cobrar frete dos clientes com o Meus Links de Frete é bem simples. O primeiro passo é cadastrar os produtos que você vende via redes sociais. Para isso, acesse a sua conta Melhor Envio e procure no menu lateral a aba “Meus Links de Frete”.

Depois toque em “Cadastrar” e preencha os campos solicitados com as informações referentes às mercadorias, como nome, foto, peso, dimensões, limite de unidades por cotação e taxas adicionais (quando houver).

É importante ressaltar que o vendedor precisa considerar o peso e dimensões dos produtos embalados. Além disso, durante o cadastro, você vai encontrar a opção “Adicionar botão Tenho Interesse”. No decorrer do artigo, vamos explicar detalhadamente como essa solução pode ser usada para agilizar o processo de geração de etiquetas de envio. Por isso, acompanhe o conteúdo até o final.

A segunda etapa é configurar um endereço de origem, ou seja, o local de onde as encomendas serão despachadas. Neste caso, role a página e selecione o endereço desejado, da sua loja ou residência, por exemplo.

Se for preciso alterar ou cadastrar um novo remetente, o vendedor pode acessar a página da Central de Ajuda do Melhor Envio e acompanhar o passo a passo como modificar ou adicionar um novo endereço.

Por fim, role a página novamente até encontrar a opção “Transportadoras” e selecione as empresas e as modalidades de frete que você quer oferecer para os seus clientes. Feito isso, toque em “Salvar”.

Antes de selecionar os serviços verifique se as transportadoras e modalidades de frete escolhidas estão disponíveis para a sua região. Além disso, é preciso prestar atenção às condições de cada parceiro. Em caso de dúvida, confira como funciona a postagem e as regras de envio das transportadoras parceiras do Melhor Envio.

Outro ponto que merece atenção é se o lojista deseja disponibilizar serviços adicionais dos Correios como o Aviso de Recebimento (AR) e Mão Própria. No caso do AR, o vendedor recebe um comprovante que o pedido foi entregue.

Já com o serviço Mão Própria, somente o destinatário pode receber a encomenda. Portanto, para quem procura mais segurança, vale a pena pagar um pouco mais e acrescentar um dos serviços.

Como compartilhar links de cotação de frete nas redes sociais?

Depois de finalizar o cadastro, o vendedor precisa gerar o link de cotação de frete e compartilhá-lo nas redes sociais, para que os próprios clientes calculem o preço, prazo e condições de envio.

Para gerar o link encurtado, o vendedor deve tocar em cima do ícone em formato de folha de papel para copiar o endereço. Depois é só colar no Instagram, Facebook, WhatsApp, etc.

Outra opção é tocar em “Abrir Link”. Dessa forma, a página de cotação vai abrir em uma nova aba. Em seguida, é preciso copiar o link e colar no local desejado. Lembrando que, neste caso, o tamanho da URL vai ficar maior.

Lojistas que usam plataformas que ainda não possuem integração com a plataforma Melhor Envio também podem usar o Meus Links de Frete para cobrar frete dos consumidores. Basta enviar o link de cotação para a pessoa interessada. Se ela optar por contratar algum serviço de envio, o vendedor deve gerar a etiqueta de frete e postar a encomenda normalmente.

Gere etiquetas de frete com o Meus Links de Frete

A maneira mais rápida e prática de gerar etiquetas de frete é ativar a função “Adicionar botão Tenho Interesse”.

Quando essa opção está habilitada o cliente consegue entrar em contato com o vendedor informando que tem interesse em contratar um determinado frete. O consumidor também pode solicitar mais informações sobre o produto vendido ou indicar o tamanho e a cor do item que pretende comprar, por exemplo.

Além disso, a função “Adicionar botão Tenho Interesse” automatiza a geração das etiquetas de frete. Toda vez que um cliente entra em contato demonstrando interesse em finalizar a comprar, o vendedor recebe uma notificação por e-mail.

Depois de receber o e-mail, só é preciso tocar em “Acessar”. Assim, você será direcionado para Calculadora de Fretes do Melhor Envio, onde ficam preenchidas automaticamente a quantidade de produtos e o CEP de destinatário informados pelo cliente.

Em seguida, selecione a modalidade de frete escolhida pelo cliente. Em caso de dúvida, volte ao e-mail e confirme qual foi o “Serviço selecionado”. Por fim, basta gerar e imprimir a etiqueta de frete.

Se o vendedor decidir deixar a função “Tenho Interesse” desabilitada o cliente só vai conseguir fazer a cotação do frete, mas não vai poder entrar em contato para informar que deseja finalizar a compra. Neste caso, o vendedor é quem vai precisar contactar o consumidor. Além disso, a geração da etiqueta de frete precisa ser feita manualmente.

Exclua ou altere produtos no Meus Links de frete

Você pode excluir as mercadorias cadastradas sempre que precisar, seja porque você está com estoque zerado ou decidiu parar de vender um determinado produto, por exemplo.

Para isso, acesse sua conta melhor Envio e vá até a aba Meus Links de Frete. Role a página até encontrar os produtos cadastrados. Selecione os que você pretende excluir e toque no ícone “Lixeira”. Confirme a ação tocando em “Excluir”. Agora, se você errou alguma informação durante o cadastro, vá em “Editar”. Faça as alterações necessárias e toque em “Salvar”.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/cobrar-frete-redes-sociais/

Deixe um comentário