Como o Dell Digital Way entrega a própria transformação digital da Dell?

Conduzir projetos de transformação digital não é uma tarefa trivial. Para empresas que já contam com um legado histórico, fazer a transição para adotar tecnologias como cloud, analytics e inteligência artificial, a missão ganha mais peso e, ao mesmo tempo, urgência. Afinal, companhias que não conseguem se reinventar para atender demandas digitais sabem que o horizonte tende a ser nebuloso. No caso da Dell Technologies, uma companhia que nasceu com base tecnológica, falar de transformação digital pode soar algo intrínseco. Mas a própria companhia tem passado por uma série de transformações para não sucumbir à concorrência. Olhe para a trajetória da Dell, que completou 35 anos em 2019, e você verá uma empresa que passou da venda de PCs para vender servidores e, mais recentemente, para também entregar soluções de infraestrutura na nuvem para o mercado corporativo. É ainda recente a aquisição da EMC – a mais cara da história da tecnologia (US$ 67 bilhões) pela Dell em 2015. Lidar com esse histórico e com uma operação global, cujo número de colaboradores ultrapassam os 145 mil, tem feito a Dell repensar a forma como trabalha com funcionários, clientes e, claro, com a própria a tecnologia. Muito dessa missão é assumida pelo CTO da divisão Dell Digital, Greg Bowen.

O executivo, que atende também como Senior Vice-presidente de Digital Acceleration da Dell Technologies, esteve recentemente no Brasil e concedeu uma entrevista exclusiva à CIO Brasil. Bowen, que antes de ir para a Dell Technologies, ficou cerca de 16 anos na Amazon, explica que a Dell Digital nasceu como sinal da companhia para atender as urgências de um consumidor digital, que compreende desde o funcionário Dell, o cliente corporativo até o consumidor final na ponta.

Dell Digital Way: fazendo da Dell seu próprio cliente

Em 2016, a companhia começou a implementar o Dell Digital Way, o nome que a Dell define para falar sobre a própria mudança cultural. Trata-se de uma mudança em como as equipes firmam parcerias com o negócio usando uma abordagem que Bowen diz ser direta e simplificada para desenhar, desenvolver, iterar e entregar mais rapidamente novos produtos e capacidades, incluindo aí práticas DevOps e adoção de tecnologias como inteligência artificial e machine learning. “Nós decidimos mudar de uma organização de TI para uma organização digital”, resume o CTO. “Somos responsáveis por toda a tecnologia que sustenta o nosso negócio. Sistemas de ERP, Recursos Humanos, o sistema de vendas, financeiro. E nós temos clientes externos do dell.com e isso vai desde alguém que está comprando um laptop a alguém que precisa comprar uma solução completa de data center”.

No final do dia, o Dell Digital Way diz muito sobre trabalho colaborativo. Bowen conta que a transformação da Dell começa há cerca de 16 anos, quando a companhia passou por uma transformação ágil. “Trouxemos coaches de Agile”, lembra. “Mas o que nós vimos é que uma vez que não mudamos a cultura por baixo, o Agile não funciona. Nós ainda estávamos fazendo o método waterfall (cascata) do Scrum, levando duas semanas para atingir o resultado. Nós tínhamos grandes times funcionais, desenvolvedores, gerentes de projetos, designers, programadores, e o que descobrimos era que a forma que fazíamos era lenta e entediante. A forma tradicional do waterfall demora muito e a qualidade de entrega não é muito alta. E quando se entrega para o usuário, ele pode ficar desapontado”.

Segundo Bowen, o Dell Digital Way surgiu, então, para endereçar todas essas frentes e garantir entregas mais rápidas e com feedback em tempo real. “O Dell Digital Way é sobre pessoas que saem dos silos e são colocadas em times pequenos de produtividade. Nós temos desenvolvedores, gerente de produto e designer de produto trabalhando juntos”, conta. Aqui, Bowen destaca a influência do Pivotal Labs na metodologia de trabalho para deixar o waterfall de lado. No mês passado, a VMWare, empresa sob o guarda-chuva Dell EMC, anunciou a aquisição da Pivotal por um valor de US$ 2,7 bilhões. Com a compra, a VMware adquire uma plataforma que facilita o trabalho de desenvolvedores para escreverem, testarem e implementarem suas aplicações.

“Nossos desenvolvedores trabalham em pares. Se você tem um copiloto, você navega melhor e mais rápido”, compara Bowen. Seguindo a mesma metodologia, o designer é responsável por falar com o usuário, dar feedback ao time e também direcioná-lo para que o ‘Agile Way’ seja entregue em uma base diária, ao invés de uma entrega mensal ou trimestral. “Quando você combina pessoas, processos e tecnologia, as coisas mudam”, pontua Bowen.

Fonte : cio.com

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