Com a transformação digital das últimas décadas, há muitas possibilidades de promover uma marca pela Internet e fazer vendas online. E-commerce e marketplace são modelos de negócios que podem ser usados juntos, dependendo dos objetivos de cada negócio e do momento atual da sua empresa. As compras online estão mais inseridas em nosso dia a dia do que nunca, portanto, conhecer suas opções de e-commerce é essencial. Um bom exemplo são as vendas pela Shopee, que estão em alta pela publicidade massiva que este marketplace vem realizando.
Para Keslen de Andrade Deléo, Consultora de Tecnologia do Farol do E-commerce, o interessante de vender em marketplaces é que o empreendedor coloca sua loja no meio de um tráfego grande de pessoas sem ter que pagar anúncios, por exemplo, e a loja online vai anunciar seus produtos para uma infinidade de possíveis compradores:
“Seria equivalente a estar dentro de um shopping virtual facilitando na questão de visibilidade. O marketplace é importante por mostrar produtos para muita gente, mas para vender é necessário ir até o endereço web e fazer um cadastro, com toda documentação. O passo seguinte é começar a cadastrar seus produtos, porém se o empresário começar a fazer esse processo em cada plataforma que existe, como Shopee, Mercado Livre, Magazine Luiza e Submarino, por exemplo, o trabalho será enorme”
Além de cadastrar em cada uma dessas plataformas, o empreendedor vai ter que controlar também o estoque. Quando um produto é vendido e existem poucas unidades, o que foi vendido em um marketplace não poderá ser vendido em outro – sob o risco de ter um problema de estoque.
ERP cuidando da gestão
A solução na visão de Keslen é adotar um sistema de gerenciamento na loja ERP, que é a sigla em inglês para sistema de gerenciamento, responsável por controlar tudo, inclusive os cadastros:
“No sistema de gerenciamento são cadastrados todos os produtos de uma única vez, com todas as características. Se uma empresa faz canecas, por exemplo, já especifica as dimensões de cada produto, as cores disponíveis, peso e valor unitário. Com tudo organizado, descrição e foto no sistema de gerenciamento, o produto já pode ser vendido simultaneamente em vários marketplaces”.
A grande vantagem é que ao integrar as informações do sistema de gerenciamento, os produtos aparecem em todas as plataformas cadastradas. Estará na loja virtual e em todos os marketplaces. O sistema se encarrega tanto por mandar os cadastros, evitando ter que cadastrar todos os produtos manualmente, quanto por controlar o estoque:
“Se o empreendedor vendeu na Shopee, por exemplo, o sistema de gerenciamento alerta que uma unidade foi vendida e dá baixa no estoque automaticamente, ficando o ERP responsável por diminuir esse estoque nos outros lugares que o mesmo produto esteja sendo vendido.”
Ideal para quem está começando a vender pela internet
Estar em diversos marketplaces é o melhor caminho para quem deseja começar a vender online ou aumentar o suas vendas e, consequentemente, o faturamento:
“Sempre realizamos consultorias para determinar em quais marketplaces os produtos podem ser vendidos, No segmento de moda feminina, por exemplo, muitas lojas online tem ido para Shein, que começou a fazer muito sucesso entre as mulheres com moda feminina. Os produtos vinham lá da China e o sucesso foi tamanho que eles se transformaram em um marketplace e estão, inclusive, instalando o seu próprio centro de distribuição do Brasil”.
Redes sociais integradas
Keslen lembra ainda que é possível integrar a loja virtual também com as redes sociais, bastando criar um arquivo XML com todos os produtos e valores para subir em alguma rede social, como o Facebook:
“É possível integrar o Facebook com a sua loja para ficar lá no seu estoque disponível a lojinha do Instagram, por exemplo. E se acabar o produto, a loja virtual também avisa a loja do Instagram que determinado produto não está mais disponível, retirando o produto do estoque também. Dá para fazer tudo integrado sem problema” completa Keslen.
Fonte : https://paranashop.com.br/2022/10/como-vender-na-shopee-no-mercado-livre-e-outros-marketplaces-sem-se-preocupar-com-estoque/