Criptomoedas e moedas digitais: Como e por que aceitar no e-commerce

Com o novo ano chegando, é hora de estar com o radar ligado nas novidades e tendências que devem despontar logo no início de 2023. E, se este ano serviu para consolidar os meios de pagamento digitais como o Pix, o próximo ano deve ser marcado pela expansão das possibilidades, com o advento de novas modalidades e a ampliação de funcionalidades para o mercado de pagamentos digitais.

Nessa seara, as criptomoedas e as moedas digitais, de maneira geral, devem ser uma das novidades que primeiro devem despontar e se popularizar para o novo ano. Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre essa modalidade de dinheiro, entender alguns motivos para implementar o pagamento com moedas digitais no seu e-commerce, acompanhar algumas dicas para fazer isso e cuidados a tomar antes de aderir às criptomoedas.

Criptomoedas e moedas digitais: o que são?
Feitas exclusivamente para a internet, as criptomoedas são transacionadas através de processos criptografados, isto é, com uma camada de segurança para que fraudes possam ser evitadas.

Um dos grandes diferenciais das criptomoedas é o fato de que sua operação acontece à parte dos órgãos oficiais de regulamentação monetária. Portanto, fica a cargo dos próprios usuários e corretoras online garantirem a estabilidade do modelo. Isso acontece, em grande parte, por meio do uso do blockchain, sistema que possibilita o envio e o recebimento de informações seguras na rede.

O Bitcoin é uma das mais populares criptomoedas do mercado, totalmente descentralizada e que vem facilitando pagamentos instantâneos, seguros e de baixo custo para quem opera negócios pela internet. Ainda que tenha certo grau de volatilidade, o Bitcoin tem sido uma alternativa de pagamento cada vez mais utilizada no e-commerce.

Entendendo a importância e o potencial das criptomoedas como meio de pagamento, o Banco Central apresentou, em 2021, diretrizes para a criação do Real Digital, a moeda digital oficial do Brasil. O objetivo é regulamentar e ampliar o acesso da população para que interaja com o dinheiro de forma totalmente digital.

Atualmente, o Real Digital é desenvolvido com base nos pilares de funcionalidade, garantias legais e premissas tecnológicas, e os testes-piloto com a nova moeda devem começar em 2023. Além do Brasil, outros países também já enxergaram os potenciais e benefícios das moedas digitais, e Estados Unidos, China, Coreia do Sul e Suécia são alguns dos países cujos Bancos Centrais também já estão estudando a implementação de uma versão digital oficial e regulamentada de suas moedas.

Por que aceitar criptomoedas e moedas digitais no e-commerce?
Existem três principais motivos para aceitar essa modalidade de pagamento no e-commerce, são eles: rapidez, segurança e baixo custo. Uma tríade que, certamente, é bastante atrativa para quem vende na internet.

Com as criptomoedas, as operações de pagamento são mais práticas e rápidas. Como não se tem um banco tradicional como mediador do processo, as operações acontecem em poucos minutos e não dependem do famoso “prazo bancário” para a compensação de um pagamento, por exemplo.

Outro ponto que chama a atenção são os custos, que tendem a ser mais baixos no processamento de criptomoedas. Além disso, há a possibilidade de receber pagamentos de qualquer parte do mundo sem a incidência de taxas de câmbio específicas, tornando-a uma modalidade atrativa para o consumidor e uma forma de economia de custos para o lojista.

Mesmo para os usuários mais desconfiados, a tecnologia blockchain surge para aumentar a confiabilidade dos pagamentos via moedas digitais, além de auxiliar na gestão, tornando os processos mais eficientes. Com isso e a maior quantidade de consumidores optando pelo pagamento via criptomoedas, sobretudo nas compras online, possibilitar o pagamento através desse meio no seu e-commerce é uma excelente forma de modernizar seu negócio e ampliar sua base de clientes.

Também não é necessário ter treinamento especializado para processar os pagamentos via moedas digitais, o que otimiza a gestão da empresa sem demandar investimento de recursos extras.

Como começar a aceitar criptomoedas e moedas digitais no e-commerce?
Se você deseja oferecer mais essa opção de pagamento aos seus consumidores, é interessante saber que quase todos os sistemas de gerenciamento de conteúdo e plataformas de e-commerce já oferecem essa opção, como WooCommerce, Shopify e Magento, com opções de add-ons e plugins – inclusive gratuitos.

Mas, antes de ativar essa funcionalidade na sua plataforma, é preciso ter cadastro em algum site de venda e adquirir uma carteira de criptomoeda para a sua empresa. Só assim você conseguirá começar a efetuar vendas com essa modalidade de pagamento. Depois, é só trocar as moedas digitais da sua carteira por reais ou então aguardar o momento de valorização – dependendo da criptomoeda – para resgatar os valores.

Pontos de atenção antes de começar a aceitar criptomoedas
Para além das vantagens e facilidades mencionadas, um dos principais pontos de atenção que o lojista precisa ter antes de começar a aceitar pagamentos através de criptomoedas é entender que a volatilidade delas é diária. Isto é, em um dia, o Bitcoin, por exemplo, pode valer mais e, no outro dia, valer muito menos.

Tenha em mente que, dependendo do dia da troca da criptomoeda para o real, por exemplo, você pode pegar um valor abaixo do que aquele que foi considerado na hora do pagamento, o que pode gerar um prejuízo. Por outro lado, se a troca for efetuada em um dia de alta da criptomoeda, é possível resgatar um valor mais alto do que na hora do pagamento.

Por isso, antes de aderir a esse meio de pagamento, aprofunde seus conhecimentos sobre o mercado de criptomoedas e avalie se faz sentido para o momento atual do seu e-commerce.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/criptomoedas-e-moedas-digitais-como-e-por-que-aceitar-no-e-commerce

Download

Deixe um comentário