Estudo da inDrive apontou crescimento no uso de apps de entrega no país e revela hábitos de consumo dos usuários brasileiros.
Estudo divulgado pela inDrive, plataforma global de intermediação de serviços e de mobilidade, apontou que o mercado de entregas por aplicativo segue em crescimento acelerado no Brasil, com destaque para um aumento de 30% no B2B em 2024.
O levantamento identificou o uso crescente do delivery por pequenos e médios empreendedores brasileiros. Lojas e mercados têm utilizado os aplicativos como ferramenta para expandir o alcance de suas vendas e atender os clientes com mais conveniência.
Somente em novembro, a inDrive registrou um aumento de 36% no volume de entregas em relação ao ano anterior. Na última semana do mês, que coincidiu com a Black Friday, houve um crescimento de 25% na demanda por entregas de itens menores, como roupas, eletrônicos e medicamentos, e de 42% na demanda por entregas de itens maiores, como dispositivos eletrônicos e móveis, em relação à semana anterior.
De acordo com o mapeamento da inDrive, aproximadamente 10% das entregas realizadas atualmente são feitas em nome de pequenos negócios, incluindo lojas, mercados e fornecedores do setor varejista nacional.
“O mapeamento evidencia o papel estratégico do serviço de entregas para os comércios locais. A expansão do delivery está transformando a forma como empresas de menor porte se conectam aos seus consumidores, oferecendo uma solução acessível, ágil e eficaz para aumentar o alcance e fortalecer a presença no mercado nacional,” afirmou o Country Manager da inDrive no Brasil, Stefano Mazzaferro.
Para atender à crescente demanda, a inDrive lançou uma plataforma web que facilita a gestão de pedidos e entregas, já adotada por 40% dos usuários comerciais. A nova solução oferece funcionalidades como registro de pedidos, histórico de transações e geração de relatórios, beneficiando diretamente pequenos negócios e empreendedores ao simplificar a operação logística.
TENDÊNCIA DE EXPANSÃO
A pesquisa analisou 5 mil comentários de usuários brasileiros da categoria de intermediação de entregas da inDrive e identificou algumas das preferências de consumidores e empresas. Entre os itens mais comuns enviados pela plataforma no Brasil estão roupas (26%), comidas prontas (23%), eletrônicos (7%), fast-food (5%) e remédios (3%).
A variedade de produtos, que itens para pets e até flores, ilustra o perfil diversificado de consumidores do país e o amplo uso da plataforma para entregas tanto pessoais, quanto comerciais.
O uso de aplicativos de intermediação de entrega atinge 89% dos brasileiros, conforme pesquisa da Kantar de 2022, com uma penetração que aumentou desde 2020, quando 80% dos respondentes utilizavam apps de delivery.
Segundo a companhia, a popularidade foi impulsionada, indiscutivelmente, pela pandemia da Covid-19, que consolidou o hábito de entregas, desde refeições até produtos especializados, como eletrônicos, roupas e itens de farmácia.
Entre as tendências observadas na pesquisa, destaca-se também o crescimento de 20% ao ano nas entregas de produtos não alimentícios, como roupas e eletrônicos, especialmente itens de moda e acessórios, que representam uma parcela importante das entregas urbanas.
De acordo com Mazzaferro, a versatilidade dos serviços oferecidos pela companhia, que permite o transporte de diversos tipos de itens, tem ajudado a expandir o mercado de delivery no Brasil para além do setor alimentício.
No segmento de comida preparada, por exemplo, o almoço lidera as entregas no país, representando 55% dos pedidos, uma preferência cultural que reflete a necessidade de praticidade dos brasileiros em uma das principais refeições do dia. No fast-food, a pizza é a mais pedida (70% das entregas), seguida de hambúrgueres, sanduíches e sushi. Já na categoria de eletrônicos, telefones (55%) e carregadores (18%) lideram os pedidos da inDrive no Brasil.
“Esses dados nos fornecem insights valiosos sobre o comportamento dos consumidores brasileiros no delivery e norteiam as ações da inDrive na categoria de entregas no país. Nosso objetivo é alinhar-nos cada vez mais às necessidades locais, como o aumento do delivery por aplicativos, e oferecer a melhor experiência para nossos usuários. Estamos comprometidos com inovação e segurança na intermediação das entregas, tanto para empresas quanto para consumidores finais”, ressaltou o executivo.
Fonte: “Delivery cresce 30% no segmento B2B em 2024“