Desempenho das PMES em 2023 deve aumentar apenas 1,5%, aponta pesquisa

Em 2022, segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs), a movimentação financeira real média das PMEs brasileiras expandiu 1,9%. Para 2023, o estudo indica um crescimento de apenas 1,5%, com perspectivas positivas especialmente para as atividades dos setores Agropecuário, Comércio e Serviços.

Empreendedores enfrentarão novos desafios em 2023
De modo geral, o mercado espera uma desaceleração da atividade econômica brasileira em 2023 — o IODE-PMEs já havia mostrado perda de fôlego no último trimestre de 2022. Segundo o boletim Focus do Banco Central, a média das estimativas do mercado indica crescimento de +0,8% do PIB brasileiro em 2023, após expectativa de +3% em 2022.

Portanto, a tendência de desaceleração nos últimos meses tende a se consolidar no curto prazo. Como reflexo, as taxas de crescimento serão mais modestas a partir do primeiro trimestre deste ano. O principal componente do cenário, segundo o estudo, são as incertezas relacionadas à condução da política fiscal no país.

O efeito mais imediato deste contexto é o aumento das expectativas de inflação dos agentes e, consequentemente, a postergação da inversão da taxa básica de juros (instrumento do Banco Central para controle da inflação). Portanto, encargos mais altos encarecem a tomada de crédito, o que penaliza a evolução do consumo e dos investimentos, com reflexos diretos sobre os negócios das PMEs.

Crescimento das PMEs por região
Ao avaliar o cenário regionalizado, a pesquisa observou que, em 2022, o crescimento das PMEs em 2022 foi sustentado pelo avanço dos negócios nas regiões Sudeste (+4,3% ante 2021), Sul (+6,1%) e Centro-Oeste (+7,9%). Por outro lado, houve retração da movimentação financeira real média nas regiões Nordeste (-2,1% ante 2021) e Norte (-10,3%).

Sobre o IODE-PMEs
A pesquisa atua como um termômetro econômico das empresas com faturamento de até R$ 50 milhões anuais. Para elaborar os índices, a Omie analisa dados agregados e anonimizados de movimentações financeiras de contas a receber de mais de 115 mil clientes, cobrindo 692 CNAEs (de 1.332 subclasses existentes) — Agropecuário, Comércio, Indústria, Infraestrutura e Serviços.

Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/desempenho-das-pmes-em-2023-deve-aumentar-apenas-15-aponta-pesquisa

Download

Deixe um comentário