Segundo ABComm, crescimento esperado é de 8% sobre o faturamento do Dia das Crianças do ano passado.
Uma das datas mais importantes do ano para o varejo, o Dia das Crianças de 2023 deve atingir a marca de R$ 5,95 bilhões de faturamento no e-commerce, um crescimento de 8% na comparação com o ano anterior. A estimativa, realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), leva em consideração os 14 dias que antecedem a data em questão.
Ainda segundo a associação, a participação do e-commerce deve ultrapassar 40% das vendas, o que corrobora com a expectativa de levantamentos de mercado realizados em 2022 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC (Serviço de Proteção ao Consumidor). No ano passado, o faturamento foi de R$ 5,5 bilhões, totalizando 11,95 milhões de pedidos, com ticket médio de R$ 460,25.
“A expectativa é excelente por parte do varejo digital no Dia das Crianças. A participação do comércio eletrônico na data segue crescendo, impulsionada pelas ofertas e o pelo aumento do público online a cada ano”, afirma Mauricio Salvador, presidente da ABComm.
Bons números em 2022
Segundo a Serasa Experian, em 2022 as vendas no geral na semana que antecedeu o Dia das Crianças subiram 6,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior, sendo a melhor performance desde 2012, quando houve alta de 7,7%.
Considerando-se apenas os dados da cidade de São Paulo, houve aumento de 5,5% em relação aos números de 2021. Segundo Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, o cenário econômico daquele momento ajudou nos bons números. “O recuo da inflação, principalmente sobre os preços dos combustíveis e da energia elétrica, trouxe uma redução de custos capaz de incentivar o consumo”, afirmou à época.