A fim de entender as expectativas dos brasileiros no Dia das Mães, a Score Retail, em parceria com a Hibou, entrevistou 1.123 pessoas para o levantamento. Entre as perguntas, a pesquisadora questionou quais as principais categorias de presentes desejadas pelas homenageadas. Das 18 opções indicadas, destacam-se as com mais de 20% de escolha:
– Vestuário, 41%;
– Viagem, 39%;
– Perfumes, 37%;
– Calçados, 35%;
– Bolsas e Acessórios, 30%;
– Joalheria, 28%;
– Bem-estar (Spa day, massagem, etc.), 24%;
– Dia da beleza (estética), 20%.
Já em relação às demais opções sugeridas por elas, destaque para:
– alimentos e bebidas, 19%;
– beleza e maquiagem, 19%;
– entretenimento (shows, cinema), 15%;
– eletrônicos, 14%;
– eletrodomésticos, 10%;
– artesanato, 9%;
– utilidades domésticas, 9%;
– decoração, 9%;
– assinatura de algo que goste, 2%;
– outros 2%.
O bolso está mais apertado este ano
Um dado reconhecido na pesquisa é que grande parte das famílias fará uma programação mais informal, em suas próprias casas ou de familiares. Além disso, o valor de investimento nos presentes também será menor:
– 46% está mais apertado e vai gastar menos que nos anos anteriores;
– 25% está igual aos outros anos, nada mudou;
– 17% mais apertado mas irá manter a tradição familiar;
– 10% melhor, mais vai manter os mesmos hábitos;
– 2% melhor e vai gastar um pouco mais.
O valor investido para as comemorações, por exemplo, revela uma porção muito maios para o teto de R$ 250. Isso representa um ticket médio baixo ao considerar a compra de alimentos, bebidas e presentes para a família.
– 72% declararam até R$250;
– 20% de R$250 a R$500;
– 6% de R$501 a R$1.000;
– 2% de R$1.000 a R$2.500.
Seu e-commerce preparado para o Dia das Mães
Datas comemorativas exigem do varejo um preparo para suprir as demandas. Em um artigo recém-publicado no portal E-Commerce Brasil, o especialista Cláudio Dias apresenta expectativas, estratégias e tendências para o Dia das Mães desse ano. A primeira dessas tendências, por exemplo, está no aumento das vendas por meio de dispositivos móveis. Outro ponto abordado por ele é a adoção massiva das pessoas ao Pix como forma de pagamento.
Trabalhar o estoque de produtos com maior demanda também é importante para momentos de grandes vendas, assim como estar com as descrições dos produtos atualizadas — este último ponto deve ser aplicado também nas políticas de envio e devolução de produtos.
Metodologia
A pesquisa foi feita por abordagem digital com 1.123 respostas, 69% feminino e 31% masculino nos Estados SAO/POA/BHZ/RIO/SSA/CWB/BSB/REC/MAO/ABS. Na pesquisa também são levantadas informações básicas sobre renda familiar, que resultou no seguinte cenário: A++, 2%; A+, 4%; B1, 16%, B2, 23%; C1, 21%; C2, 11%; DE, 6% e N/A, 18%. O estudo foi feito em Março de 2023 e o resultado apresenta 2,9% de margem de erro.
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/dia-das-maes-pesquisa-mostra-produtos-favoritos-tiquete-medio