Comprar algo e receber parte do valor da compra de volta, sem pagar nada a mais por isso, pode soar, para alguns, inacreditável, mas é realidade. Prática conhecida como cashback, em português “dinheiro de volta”, já era famosa nos Estados Unidos e Reino Unido quando chegou ao Brasil em 2011, hoje é a recompensa mais valorizada por 45% dos brasileiros, segundo a consultoria Nielsen Global. Para celebrar o sucesso do modelo de recompensas adotado cada vez mais por empresas de diversos segmentos, foi criado o Dia do Cashback, comemorado no dia 29 de maio, que reúne as maiores porcentagens de cashback da história durante 24h.
Criadora da data e pioneira no segmento de cashback no Brasil, a startup mineira Méliuz já devolveu R$ 94 milhões aos consumidores brasileiros nas mais de 1.600 lojas físicas e online parceiras. No ano passado, a primeira edição do Dia do Cashback teve a participação de lojas como Walmart, Netshoes, MaxMilhas, Microsoft, L’occitane, Empório da Cerveja, Pandora, Sephora, entre outras. A data resultou em um aumento de 293% nas transações das lojas e de 346% no valor movimentado por elas, além de render ao Méliuz o Prêmio E-commerce Brasil 2018 na categoria Fornecedor, com o case do Dia do Cashback.
Segundo pesquisa realizada pela consultoria Nielsen Global, 45% dos brasileiros veem a devolução de dinheiro como a recompensa mais valorizada. Criado para contrapor os pontos de fidelidade, que expiram e limitam os consumidores a resgatá-los em lojas determinadas, o cashback oferece ao consumidor a liberdade para usar a recompensa quando e onde quiser. A proposta é simples: as lojas pagam para anunciar no site e no aplicativo do Méliuz e a empresa devolve ao cliente parte desse valor, na conta bancária. Por isso, o serviço é totalmente gratuito para o usuário que pode ter até 50% do valor da compra devolvido.
As lojas participantes e as porcentagens a serem devolvidas estão abaixo:
- Americanas – 8%
- Amazon – 12%
- Centauro – 15%
- L’Occitane Brésil – 35%
- L’Occitane Provence – 30%
- Renner – 16%
- Submarino – 8%
- Shoptime – 8%
- Sephora – 10%
- Sosô Lingerie – 16%
- FotoRegistro – 15%
- Novo Mundo – 6,50%
- Marabraz – 7%
- eÓtica – 11%
- eLens – 5,50%
- Cobasi – 6%
- Samsonite – 5,50%
- Caos – 9%
- MaxMilhas – 6%
- Farm – 11%
- Quem Disse, Berenice? – 17%
Fonte: e-commerce news