Dia do Consumidor 2022: os critérios que impactam na experiência de compra

Pesquisa traz análise de sortimento, indisponibilidade de estoque, variação de preços e conteúdo digital de produtos de bens de consumo no e-commerce.

Em 2021, o Dia do Consumidor teve resultados expressivos para o e-commerce brasileiro. Entre 02 e 15 de março, foram arrecadados cerca de R$ 6,3 bilhões. O número representa um crescimento de 85%, se comparado ao faturamento do ano anterior, segundo os dados apresentados pelo relatório da Social Miner.

Para 2022, a Semana do Consumidor promete mais um período de vendas aquecidas no e-commerce. A data já é considerada como a “Black Friday” do primeiro semestre e a expectativa é que o número de novos clientes cresça em 68%, segundo os dados da pesquisa realizada pela Shopee.

Devido a grande representatividade que o Dia do Consumidor ganhou ano após ano, a Lett, startup de tecnologia e especialista em Trade Marketing Digital, analisou o impacto dos dados de sortimento, indisponibilidade de estoque, variação de preços e conteúdo nas páginas de produtos durante o período de 13 a 17 de março de 2021.

Os dados coletados para o estudo são de indústrias de bens de consumo de grande representatividade no e-commerce brasileiro. O estudo contempla informações do segmento de Alimentos, Bebidas, Beleza, Higiene Pessoal e Medicamentos e Vitaminas.

No critério relacionado ao preço dos produtos vendidos no e-commerce, o segmento de Beleza foi o que demonstrou a maior variação. Em média 82% dos produtos de beleza, anunciados no e-commerce, estavam fora da faixa de preço cadastrada pela indústria.

No entanto, se os produtos relacionados a Beleza estavam com os preços fora dos valores estipulados pelas indústrias durante a data que homenageia os consumidores em 2021, em contrapartida o segmento foi também o que apresentou o melhor índice de disponibilidade para a compra, com cerca de 80%. Isso demonstra que o setor se preparou para a data.

Já o segmento de Bebidas apresentou o maior índice de ruptura de estoque com 40%. Isso significa que a cada 100 produtos, 40 não estavam disponíveis para compra.

Ainda sobre os índices de Ruptura de Estoque, o ramo alimentar ficou com média de  33%, Higiene Pessoal com 30,2%, Medicamentos e Vitaminas com 25,8% e Beleza, com o índice mais baixo, apenas 20,9%.

Outro critério usado pela pesquisa do Dia do Consumidor da Lett é em relação ao sortimento das mercadorias, ou seja, ao portfólio de produtos de uma marca vendida por determinada loja.

No estudo, das cinco categorias analisadas, pelo menos 50% dos produtos estavam fora do sortimento. O segmento de Alimentos foi o que apresentou a maior porcentagem de produtos fora do sortimento dos e-commerces, com 61,5%.

Já a análise de conteúdo digital mostra que no segmento de Alimentos, 75% das mercadorias estavam com descrição incompleta. Destaque também para os produtos relacionados a Bebidas em que 73% dos itens não apresentavam o número mínimo de imagens secundárias e 64% das descrições também possuíam informações incompletas dos produtos.

Para conhecer todos os insights do estudo do Dia do Consumidor, clique aqui.

 

 

Fonte : https://diariodocomercio.com.br/economia/dia-do-consumidor-2022-os-criterios-que-impactam-na-experiencia-de-compra/

Download

Deixe um comentário