O 11.11 foi criado pela plataforma em comemoração ao Dia dos Solteiros. A data é considerada a mais importante para o grupo, inclusive, superando a Black Friday. Aposta deste ano será no social commerce.
O AliExpress, plataforma de e-commerce chinesa do Grupo Alibaba, vai apostar em quatro estratégias para atrair consumidores para o seu principal festival de compras do ano, conhecido como 11.11. O marketplace oferecerá R$ 13 milhões em descontos, até 80% off em produtos selecionados, combos de R$ 7,99 com frete grátis e, pela primeira vez, um cashback gamificado de até R$ 800. As ações foram divulgadas em uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (05/10).
Segundo Briza Bueno, diretora do AliExpress na América Latina, estes serão os maiores descontos da história do marketplace. As iniciativas começarão no dia 11 de novembro e se estenderão até dia 18. Porém, dependendo do engajamento e aceitação do público, podem durar por mais tempo.
Nosso foco maior será em social commerce. Vamos oferecer experiências inéditas de compras, além de condições especiais, cupons e descontos exclusivos, tudo para oferecer uma experiência única ao consumidor brasileiro”, destaca a executiva.
A plataforma oferecerá R$ 13 milhões em descontos e frete grátis. Na opção de combos, os consumidores encontrarão itens a partir de R$ 7,99 na compra de três unidades. Já no desafio do cashback, pela primeira vez, os clientes poderão ganhar até R$ 800 de volta e conseguirão usar em compras na Black Friday.
A dinâmica gamificada funcionará como uma competição dentro do AliExpress. Serão 5 times, de acordo com a preferência de tema: alta tecnologia, casa inteligente, criação de conteúdo, eletrônicos portáteis e pé na estrada. Cada time terá criadores de conteúdo como líderes de equipe — a empresa não revelou quem serão os influenciadores.
A dinâmica vai consistir em concluir desafios para desbloquear as conquistas. Ao entrar em um time, o usuário já garante 5% de cashback. Os times que tiverem a maior pontuação ao final da campanha, ganham como recompensa um percentual de cashback de 10%. A dinâmica é parecida com a do marketplace chinês Pinduoduo, fundado por Colin Huang, o mesmo criador do Temu.
Para a divulgação, a empresa seguirá investindo em marketing dentro das mídias sociais, fazendo parcerias com influenciadores digitais do TikTok e realizando lives no dia 11 de novembro. A campanha será denominada “Mais do que preços baixos. Uma baixaria de preços” e será estrelada pelo comediante Rafael Portugal.
“O live commerce seguirá como uma grande aposta nossa. Durante o dia 11, dentro do aplicativo, teremos vários influenciadores, mostrando produtos, quais eles mais gostam e indicam e o que for mais relacionado ao seu nicho”, afirma Bueno.
Com mais de 150 milhões de consumidores globais, o AliExpress está há mais de 14 anos no Brasil e tem o país como um dos cinco maiores consumidores de sua plataforma. Para crescer nacionalmente, o marketplace vem investindo em lojas locais e incentivando marcas brasileiras a oferecer produtos nacionais, como o Magazine Luiza que, pela primeira vez, participará do Festival do 11.11 e oferecerá produtos com descontos exclusivos na plataforma.
O 11.11 foi criado pela plataforma em comemoração ao Dia dos Solteiros. A data é considerada a mais importante para o grupo, inclusive, superando a Black Friday, que em 2023 vendeu 8 vezes menos em volume de vendas.
Fonte: “https://revistapegn.globo.com/negocios/noticia/2024/11/dia-dos-solteiros-do-aliexpress-tera-r-13-milhoes-em-descontos-e-cashback-gamificado-para-a-black-friday.ghtml”