Mesmo com mais uso de certas gerações e menos de outras, o e-commerce se tornou importante para o consumidor de forma geral. Prova disso é que, de acordo com estudo da Brain Inteligência Estratégica, todas elas (Z, X, Y e baby boomers) valorizam a compra online.
Os dados da pesquisa afirmam que facilidade para comparar preços (59%), variedade de produtos (37%), promoções/descontos (32%) e conveniência na entrega/retirada de produtos (31%) são pontos que jogam a favor do e-commerce no Brasil.
Conforme mostra o levantamento, entre as gerações consultadas, a Z é a que mais se conecta com o e-commerce. Esse movimento acontece, principalmente, na compra de itens de tecnologia (41%), eletrodomésticos (34%) e livros (34%).
Jornada integrada
No híbrido entre lojas físicas e e-commerce, as gerações apresentam pouco contraste no que acreditam ser o melhor deste modelo. De forma geral, cerca de 43% acredita que a reserva de produtos é o melhor serviço na jornada integrada.
Desafios
A boa relação das gerações com o e-commerce não representa falta de atrito. Na verdade, um dos principais problemas indicados pelo estudo da Brain está no processo logístico.
Se fosse para escolher somente um obstáculo, por exemplo, a maioria dos respondentes cita, justamente, problemas de entrega/retirada (22%) como o principal desafio. Em seguida, falta de informação (18%) e longos prazos de entrega (14%) completam o pódio.
O levantamento contou com participação de 1,2 mil consumidores brasileiros e respostas coletadas entre 24 e 29 de maio deste ano.