Segundo dados da ClearSale, em 2022, o e-commerce brasileiro faturou R$ 2,8 bilhões, o que representa alta de 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, assim como as compras aumentam, o período também recebe atenção dos fraudadores. Afinal, o levantamento mostra que o valor de tentativas de fraudes evitadas neste ano foi de R$ 98 milhões, abaixo dos R$ 116,7 milhões registrados em 2021 (queda de 16%).
Outro indicativo é que as tentativas de fraudes diminuíram 22,8% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2022, mais de 92 milhões tentativas foram evitadas diante de 119.888 milhões, em 2021. O levantamento considerou o período de 12 a 25 de dezembro, de acordo com a base de clientes e pagamentos realizados via cartão de crédito.
Categorias x tentativas de fraudes
Em 2022, as categorias que mais sofreram tentativas de fraudes em quantidade de pedidos foram:
– bebidas (5,24%);
– automotivo (5,07%);
– eletrônicos (4,50%);
– ar-condicionado (3,32%);
– e outros (3,28%).
Por outro lado, as fraudes em 2021 ficaram assim:
– eletrônicos (7,43%);
– celular (6,56%);
– automotivo (5,20%);
– bebidas (4,75%);
– e eletrodomésticos (4,72%).
Métodos das fraudes no e-commerce
O estudo da ClearSale aponta como os criminosos costumam atuar no e-commerce. Segundo a empresa, os dias preferidos para aplicação de golpes são terça-feira (3,78%), seguido por quarta-feira (3,65%). Curiosamente, também são os dias que os consumidores gastam mais: R$ 480 e R$ 470, respectivamente.
Outros mercados
Com a intenção de aprofundar os estudos sobre o comportamento do consumidor e contribuir para conscientizar o ecossistema digital, a ClearSale passou a analisar outros setores como Financeiro, Telecomunicações e Vendas Diretas.
Neste Natal, o setor financeiro registrou 36.780 mil tentativas de fraudes, um aumento de 7,81% em relação ao ano anterior. O mercado de telecomunicações teve 16.533 mil tentativas de fraudes. O segmento de vendas diretas somou um total de 8.081 tentativas de fraudes.
Fonte : https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-fatura-r-28-bi-no-natal-e-evita-r-98-mi-em-fraudes-aponta-clearsale