Visitas caíram 5% mesmo em mês de Páscoa; marca nacional de chocolates, por outro lado, fez a data ter impactado no comércio eletrônico.
À espera dos resultados do Dia das Mães, o e-commerce brasileiro voltou a perder tráfego em abril – mesmo sendo um mês de sazonalidade por conta da Páscoa.
A queda foi de 5% em comparação a março, quando o volume de acessos havia subido 8% por conta do Dia da Mulher, como mostra o Relatório Setores do E-commerce da Conversion. Em números absolutos, foram registrados 2,23 bilhões de acessos únicos em abril.
Para Diego Ivo, CEO da Conversion, o atual contexto econômico do país tem gerado impacto nos indicadores de consumo. Embora haja uma recuperação gradual do poder de compra e uma desaceleração da inflação, o endividamento das famílias ainda é uma realidade que influencia esses no mercado de e-commerce como um todo.
O resultado disso é que as datas sazonais do varejo tendem a ser ainda mais determinantes ao longo de 2023, em uma análise que Ivo tem feito desde o ano passado. “A expectativa está depositada nesses dois próximos meses, com o Dia das Mães e o Dia dos Namorados em sequência, quando as pessoas não vão deixar de presentear”, projeta ele. “Embora nem todos os setores sejam afetados, é fato que boa parte deles sente o aumento das visitas às plataformas online e, por consequência, das vendas”, completa.
Em abril, o setor que mais cresceu em tráfego foi o de itens automotivos (11,8%), talvez motivado pelas quedas tímidas nos preços de automóveis nos últimos meses. Por outro lado, aqueles que vinham de bons desempenhos recentes tiveram retrações mais significativas agora: o de Presentes e Flores – um dos mais impactados pela sazonalidade do comércio – perdeu 12,2% do seu tráfego de março. O de Pet, 12%, enquanto os eletrônicos caíram 9,3%. Para Ivo, mais do que as desidratações em visitas são os setores afetados por elas. “Alguns têm condições de puxar o resultado geral para cima, como é o caso dos marketplaces. Quando eles caem, porém, o desempenho como um todo fica prejudicado”, explica ele, se referindo à queda relevante de 7,4% nos acessos em plataformas do varejo. Depois de atingir, sozinho, mais de 1 bilhão de visitas únicas em um mês (janeiro), o setor de marketplaces não conseguiu repetir o desempenho, ficando na casa dos 916 milhões em abril. Ele corresponde a quase metade de todo o tráfego do e-commerce no Brasil.
Saiba mais conhecendo o Relatório completo já disponível para download na Biblioteca do RadarIC Relatório Setores E-commerce no Brasil Maio/2023 – Dados referentes a Abril/2023
Fonte : https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce