A entrada no mundo digital virou prioridade para alguns negócios e, no caso dos pequenos empreendedores, é até ponto de destaque. De acordo com pesquisa do Sebrae, 40% do faturamento de microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte vem do e-commerce.
O levantamento, entitulado “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, mostrou que cerca de 70% das MPE brasileiras são usuárias de ferramentas digitais relacionadas às vendas. Entre os segmentos mais digitalizados, estão:
– Economia Criativa
– Logística
– Artesanato
– Turismo
Nestes, aproximadamente metade do faturamento já provém de meios digitais de compra.
Em termos de plataforma, os pequenos negócios utilizam mais:
– WhatsApp (56%);
– Instagram (43%);
– Facebook (23%).
“Hoje, é possível, por exemplo, mostrar os bastidores do negócio, valores da empresa, fortalecer posicionamento da marca, entre outras ações”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.
O Sebrae aponta ainda que 30% das micro e pequenas empresas, especificamente em setores mais tradicionais, não digitalizaram seu modelo de negócio.