Publicado em 13/09/2023
Resultados foram apresentados pela empresa na 4ª edição do “Logística do Futuro”, evento que foi promovido pela MundoLogística, em São Paulo, durante os dias 29 e 30 de agosto
Com o crescimento do e-commerce, as entregas de última milha demandaram uma revolução na cadeia logística (Foto: Divulgação)
Com o crescimento do e-commerce e do delivery, especialmente nos últimos três anos, as chamadas entregas de última milha demandaram uma revolução em toda a cadeia logística, à medida em que reforçaram que a experiência de compra começa, na realidade, muito antes do produto chegar nas mãos do consumidor. Tão amplos quanto às expectativas dos consumidores, contudo, são os desafios de mobilidade na última milha.
As intempéries durante o percurso de entrega de mercadorias (acidentes e bloqueios em rodovias, por exemplo), a falta de transparência sobre o status da encomenda; a discrepância e a incompatibilidade de endereços, a imprevisibilidade do comportamento dos motoristas são alguns exemplos de ocorrências que podem gerar grandes dores de cabeça (e custos) tanto para quem compra, quanto para quem vende, segundo análise de Lucas Alves, Sales Manager Brasil da Maplink.
As soluções para as lacunas foram apresentadas pela empresa na 4ª edição do “Logística do Futuro”, evento promovido pela MundoLogística, em São Paulo, durante os dias 29 e 30 de agosto. No painel “Mobilidade urbana: descomplicando o planejamento e a roteirização da entrega de última milha”, a empresa subiu ao palco junto ao Google para apresentar a “Last Mile Fleet Solution”, um combo de soluções modulares (APIs).
Segundo a companhia, as APIs atuam em cinco frentes:
- Captura de endereços, a partir de uma enorme base de dados que completa e válida automaticamente os endereços de entrega para evitar erros;
- Otimização das rotas, por meio de um planejamento também automatizado que define o melhor percurso para um roteiro com várias entregas;
- Rastreamento e navegação dos motoristas, proporcionando visibilidade de seu próprio percurso e o controle de sua localização pelas empresas;
- Rastreamento de entregas para os consumidores, por meio do tracking;
- Desempenho da frota, permitindo uma visão holística das operações.
De acordo com Alves, a grande vantagem das APIs é que se tratam de uma solução aberta, o que as tornam comercialmente mais interessantes. “Elas são como blocos de montar, cada uma com uma funcionalidade independente, o que possibilita que sejam combinadas de acordo com as necessidades de cada empresa”, explicou o executivo.
“Além disso, a facilidade de integração a qualquer sistema é outro destaque, permitindo que elas sejam incorporadas às plataformas já utilizadas pelas empresas, algo que facilita, também, a vida de motoristas, que não precisam operar diversos aplicativos para realizarem as entregas”, reforçou.
A TECNOLOGIA NA PRÁTICA: O CASO DO FRETO
Segundo a companhia, um exemplo prático de aplicação dessas soluções pôde ser constatado pelo Freto. A plataforma funciona a partir da tecnologia de matchmaking, conectando embarcadores e transportadores, permitindo que as cargas encontrem os melhores caminhoneiros para realizarem o seu transporte.
Com mais de 3,5 mil “matches” e 150 mil toneladas de mercadorias sendo transportadas diariamente, o volume das operações proporcionadas pela plataforma da logtech demandou o investimento em tecnologias que pudessem otimizar o transporte dessas cargas. Para tanto, o Freto utilizou as soluções da Google Maps Platform, disponibilizadas pela Maplink, conforme explicou a companhia.
“Como somos uma plataforma de oferta e demanda de fretes, temos uma necessidade latente de imputar os endereços, com o ponto de origem (de coleta) e o de destino (de entrega) das cargas. Para isso, as soluções de geolocalização e de verificação dos endereços foram imensas facilitadoras para o nosso negócio.”, explicou Ricardo Morale, CTO do Freto.
“Entendemos que não precisamos criar todas as tecnologias, nós podemos contar com parceiros que disponibilizam soluções que agregam e complementam os nossos próprios serviços, e foi por isso que implementamos as APIs do Google, com o intermédio da Maplink, que forneceu todo o suporte necessário para que pudéssemos aplicar as boas práticas e as melhores configurações das APIs às nossas operações”, pontuou.