A FedEx Corp. (NYSE: FDX) disse na última quarta-feira (2), que adquiriu a plataforma de e-commerce ShopRunner por uma quantia não revelada, um movimento que eleva a presença da FedEx em um segmento onde ela ficou atrás da arquirrival UPS Inc.
A ShopRunner, com sede em Chicago, conecta compradores on-line a mais de 100 marcas por meio de uma plataforma de terceiros. Plataformas como o ShopRunner e, mais proeminentemente, o Ontário, o Shopify do Canadá (NYSE: SHOP), ganharam popularidade à medida que os comerciantes buscam expandir os canais onde possam alcançar mais consumidores.
As empresas esperam que o negócio seja fechado até o final de 2020. O ShopRunner se tornará uma subsidiária da FedEx Services, a unidade que inclui operações como o FedEx Office, a loja de varejo da empresa. As três principais unidades de negócios da empresa sediada em Memphis são os fornecedores de transporte FedEx Express, FedEx Ground e a operadora de carga inferior a um caminhão (LTL) FedEx Freight.
A aquisição se alinha com os esforços da FedEx para “criar um ecossistema de e-commerce aberto e colaborativo que ajude os comerciantes a oferecer experiências perfeitas para seus clientes”, disse Raj Subramaniam, presidente da controladora e diretor de operações. “Estamos comprometidos em expandir a plataforma ShopRunner e combiná-la com nossa inteligência digital e logística global para criar novas possibilidades no e-commerce. ”
Historicamente, os comerciantes da ShopRunner selecionam os fornecedores de remessa que disponibilizam para seus clientes. Não está claro se essa política mudará quando o ShopRunner estiver sob o guarda-chuva da FedEx. O ShopRunner oferece aos membros frete grátis em dois dias e frete de devolução grátis, entre outros benefícios.
A UPS com sede em Atlanta (NYSE: UPS) tem sido considerada mais agressiva do que a FedEx na parceria com plataformas de terceiros em um esforço para se tornar a espinha dorsal de transporte e logística das plataformas. No final de 2017, a UPS se associou à Shopify, talvez a plataforma mais conhecida, para integrar os produtos e serviços da UPS ao sistema da Shopify. No início deste ano, a FedEx se associou a uma plataforma chamada BigCommerce para fornecer essencialmente o mesmo tipo de serviço.
A FedEx sempre apoiou a UPS quando se trata de conectividade simples para plataformas de e-commerce de terceiros ”, disse Dean Maciuba, sócio-gerente da consultoria Last Mile Experts e executivo de longa data da FedEx. A parceria com o Shopify é “uma grande vantagem para a UPS do ponto de vista de conectividade e desconto no frete”, disse Maciuba. Para a FedEx, tentar recuperar o atraso com a UPS nessa área “não será fácil”, acrescentou.
Brittain Ladd, uma consultora de e-commerce, expressou desapontamento porque a FedEx não deu um passo mais ousado ou se dirigiu para uma direção mais vantajosa estrategicamente. A empresa poderia ter se juntado a outros para fazer uma oferta pelo Shopify ou adquirir a empresa de armazenamento sob demanda Flexe, disse Ladd. Mesmo uma oferta para as operações americanas do popular site chinês TikTok não deveria ter sido descartada, de acordo com Ladd. “A TikTok pode criar vitrines para varejistas e também fazer streaming de varejo. A FedEx poderia fornecer todo o atendimento e, eventualmente, gerenciar todas as cadeias de suprimentos para os varejistas e vendedores terceirizados ”, disse Ladd por e-mail.
Ladd disse que “a FedEx é uma empresa que se sente confortável em pensar pequeno quando deveria se concentrar em pensar grande. O valor do ShopRunner para a FedEx será mínimo, na melhor das hipóteses. Francamente, estou surpreso [fundador, presidente e CEO da FedEx] Fred Smith aprovou a aquisição. ”
Fonte : freightwaves.com